segunda-feira, 19 de outubro de 2009

CIÊNCIA & TECNOLOGIA

Teve início agora há pouco no CVT do Ipu(às 19h40min de segunda feira 19.10.2009), a 1ª Feira de Ciências e Tecnologia da Ibiapaba e foi assim conduzida: abertura com o secretário Antonio Cícero, em seguida fala Lucileide Lourenço do SEBRE; representando o prefeito, estava o Dr. Luís de Gonzaga. Aí foram os palestrantes Elayne Cristinina, analista do SEBRE e Dr. Alberto Rocha do INPI, que falou sobre marcas e patentes e muita curiosidade que não era do conhecimento de todos. Foi interessante e quem lá estava ficou atento pela maneira simples de falar, segura e abalizada. Este evento de ciências e tecnologia está ocorrendo em todo o Brasil e aqui no Ceará, apenas 4 cidades, dentre as quais o Ipu, estão sendo sedes regionais desta realização. Realmente estamos notando uma grande diferença com o NOVO TEMPO, que como o Dr. Luís falou, está agindo com rapidez que a população não está absorvendo bem, não por não aceitar, mas devido ao atraso anterior(de outras administrações), as coisas ocorrem de modo rápido agora, que as pessoas demoram entender o que está acontecendo. Mais uma vez destaco a presença importantíssima do SEBRAE, pois sem ele, nada disso estaria ocorrendo.Tudo é um complexo de coisas que se aglutinam para formar um corpo consistente e sólido que é a formação cultural do nosso povo. Vamos nos encorajar para cobrarmos mais e mais e aceitar com muito bom gosto tudo que está sendo introduzido no meio social de nossa cidade.

QUEIMADAS

Estamos entrando no período crítico no que diz respeito às queimadas. Todo ano, exatamente neste período, é grande a quantidade de agricultores que por desconhecerem totalmente a desvatagem das queimadas, ateiam fogo no pasto, nas capoeiras, na mata que foi derrubada para a plantação, e lá se vão os incêndios se alastrando mato a dentro, causando um enorme prejuízo à fauna e ao que ainda resta de nossa escassa flora. A fumaça incomoda muito e não são raras as vezes que as casas ficam cheias de farelos de mato queimado, cinza e fragmentos, que sujam tudo e emporcalham as roupas. Mas o mal maior quem sofre mesmo é a natureza. Os danos causados com queimadas por ano no Brasil, são enormes mas tudo isso é porque ainda não existe uma lei rigorosa que puna quem cometa o crime. Queimar, quer seja para fazer roçado, quer seja incêndio criminoso, seja com autorização do IBAMA e ou SEMACE, nunca dá coisa alguma para o incendiário e por isso mesmo, a cada ano cresce mais ainda a quantidade de florestas devastadas por incêndios criminosos. Se o sujeito paga uma taxa ao IBAMA ou à SEMACE, pode derrubar a quantidade de hectares que bem quiser. Quer dizer, paga para devastar. Qual é a diferença para o 'meio ambiente' se o cara pagou ou não pagou para devastar? O estrago não é o mesmo? Para o estado, quem paga não é criminoso, mas quem não paga, este é. É a mesma coisa de se matar alguém pagando, por exemplo uma taxa, aí não seria crime(é só uma hipótese, pois isso não existe) e se matar sem pagar, aí é cadeia certa. Foi só um exemplo de se um dia se criar uma taxa para matar. Pois fiquem sabendo que o crime ambiental é como um genocídio, pois pode eliminar milhões de vidas e até levar a uma hecatombe generalizada toda a humanidade.

ÁGUA E ESGOTO

Temos aqui no Ipu, infelizmente ainda, um serviço muito precário de abastecimento de água, que é feito pela autarquia municipal, o SAAE. Entra administração, sai administração e continua o SAAE, se bem que já existam fortes indícios de que há um interesse da CAGECE em assumir o serviço na nossa cidade. Sempre que alguém do SAAE é chamado para dar explicações, a conversa é a mesma de antes: serviço de água do Ipu é ultrapassado e já está com uma defasagem de mais de 50 anos. Isso todo mundo já sabe e não precisa ficar sendo repetido sempre; o que queremos é uma solução e não conversa fiada. Imagine só como vivem essas pessoas que moram em localidades onde o abastecimento de água é inconstante. Ficar dois, seis e até de duas semanas sem água, não tem para cozinhar, para lavar roupa e nem para tomar um rápido banho. Para agravar a situação, pense só na casa que tem crianças. É duro, sério mesmo. Mas a conta, todo mês, quer tenha água, quer não tenha, lá está com valores que muitas vezes, excedem a taxa mínima. Vamos lá, vamos reivindicar ao Senhor prefeito, mais agilidade para se colocar um ponto final nessa infeliz novela que tanto atormenta a nossa população.

 
123456 © 2009 Template feito por WWW.OVMNET.COM