segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Tomar cerveja com moderação


A cerveja pode ser um terror para a barriga, mas também um "remédio" para os ossos, tornando-os mais fortes. A descoberta foi feita por pesquisadores da Universidade da Califórnia (EUA), que apontam que a bebida é uma fonte significativa de silício, um componente importante para a manutenção da densidade dos ossos. Com isso, as pessoas sofreriam menos de doenças como a osteoporose.

Os pesquisadores analisaram o processo de produção de cerveja comercial para determinar a relação entre os métodos de fabricação e a quantidade de silício existente em cada tipo da bebida. Essa substância, dizem os cientistas, é importante para o crescimento e o desenvolvimento dos ossos e do tecido conjuntivo – a cerveja aparece como uma fonte importante do silício, que está principalmente na cevada, dizem os pesquisadores.

– Baseado nessas descobertas, alguns estudos sugerem que o consumo moderado de cerveja pode ajudar a combater a osteoporose.

No estudo foram analisadas cem marcas comerciais de cerveja – os técnicos acharam concentrações de silício entre 6,4 miligramas por litro e 56 miligramas por litro. Essa quantidade depende do tipo da bebida.

Apesar disso, há cientistas que não recomendam que as pessoas aumentem a dose de cerveja consumida, já que ela causa problemas também. Claire Bowring, da Sociedade Nacional para a Osteoporose da Inglaterra, disse ao jornal Daily Telegraph que, apesar de pequenas quantidades de álcool fazerem bem aos ossos, doses maiores da bebida fazem com que eles percam a força e fiquem mais sujeitos a fraturas.

– Há também muitos problemas de saúde relacionados ao álcool e que não podem ser ignorados.

DEPOIS DE UM MÊS HOMEM É ENCONTRADO COM VIDA NO HAITI

Um homem foi retirado vivo dos escombros, nesta segunda-feira, de um prédio que desabou em Porto Príncipe, após o terremoto de 7 graus que devastou o Haiti no dia 12 de janeiro. A informação é da CNN.
O homem, de 28 anos de idade, foi achado nos destroços de um mercado onde ele trabalhava vendendo arroz, segundo informações de familiares. Ele sofria de extrema desidratação e desnutrição, mas não aparentava ter outros ferimentos no corpo.
No hospital, o homem disse aos médicos que uma pessoa trazia água para ele enquanto estava sob os escombros. No entanto, os médicos disseram que o homem apresentava um estado de confusão mental e acreditava que ainda estava preso nos destroços.

4 FERIDOS EM ACIDENTE ENVOLVENDO TREM EM FORTALEZA

Quatro pessoas ficaram feridas em um acidente envolvendo um trem e uma van, no bairro Antônio Bezerra. O trem vinha de Caucaia, sentido Centro, quando bateu em uma van da Secretaria de Saúde do Município de Morrinhos.
Com impacto da batida, a van virou e caiu em cima de um carro da Secretaria de Saúde do Estado. Os quatro passageiros, o motorista, duas mulher e duas crianças, ficaram feridos e foram levados para o Frotinha do Antônio Bezerra. As quatro pessoas foram atendidas e liberadas.

MÉDICO DE MICHAEL SE APRESENTA


Conrad Murray, o médico de Michael Jackson, acusado nesta segunda-feira (8) de homicídio culposo pela morte do Rei do Pop, alegou inocência perante a Corte Superior de Los Angeles.
Após seu indiciamento, pela manhã, Murray entregou-se às autoridades no início da tarde, até ser levado ao tribunal onde foi formalmente acusado, declarando-se inocente.
Michael Jackson morreu no dia 25 de junho, aos 50 anos de idade, em Los Angeles, por causa de uma overdose de medicamentos e de uma intoxicação com o anestésico propofol.
Murray admitiu ter injetado propofol no cantor poucas horas antes de sua morte, mas disse que se limitou a obedecer aos pedidos insistentes do Rei do Pop, que utilizava este remédio como sonífero.

LULA QUER PUNIR EMPRESAS ENVOLVIDAS EM CORRUPÇÃO


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva enviou nesta segunda-feira (8) ao Congresso Nacional projeto de lei que prevê punições financeiras e cíveis a empresas envolvidas em corrupção. Segundo o ministro da Controladoria-Geral da União (CGU), Jorge Hage, atualmente o país dispõe de poucos mecanismos para coibir os corruptores e os dispositivos legais não atingem o caixa de empresas inidôneas.

“O projeto vai permitir que se alcance o patrimônio dessas empresas para punir o corruptor. Hoje não temos mecanismos para isso. A punição fica restrita a incluir a empresa no cadastro de idoneidade. Outro caminho é pela lei da improbidade administrativa, mas esse caminho é longo e penoso. Fora isso, temos a punição do código penal que serve para as pessoas físicas. Não dá para colocar na cadeia as pessoas jurídicas”, disse Hage.

Na proposta do governo, a pessoa jurídica responderá objetivamente, nas esferas administrativa e cível, pelos atos de corrupção que cometer, em seu interesse ou benefício, contra a administração pública. O patrimônio da empresa poderá ser atingido para efeito de ressarcimento dos prejuízos causados.

PESQUISA APONTA VITÓRIA DE CID NO 1º TURNO


O jornal O Estado encomendou ao Instituto Zaytec Brasil pesquisa sobre intenção de votos, nas eleições de 3 de outubro, para governador do Estado, senador e presidente da República.

O jornal publicou hoje os resultados da pesquisa para governador do Estado, que indica a possibilidade de ocorrer polarização entre o governador Cid Gomes (PSB), caso confirme sua candidatura à reeleição, e o prefeito de Maracanau, Roberto Pessoa (PR) candidato assumido ao Governo do Estado. Amanhã, o jornal publicará a pesquisa para Presidência da República e na quarta-feira para o Senado Federal.

A pergunta estimulada da pesquisa, em três quadros com candidatos diferentes do PSDB e do PSOL, consolida a posição de Roberto Pessoa como candidato de oposição.

No primeiro quadro, o resultado foi o seguinte:

Cid Gomes – 49,1%,
Hilário Marques (PT) – 1,7%,
João Alfredo (PSOL) – 2,3%,
Luiz Pontes (PSDB) 3,3%,
Roberto Pessoa (PR) – 17,7%,
Branco/Nulo – 6,2%,
Não Sabe/Não Respondeu – 19,7%.
Segundo quadro:

Cid Gomes – 49,6%,
Hilário Marques - 2,1%, João Alfredo – 2,3%,
Marcos Cals (PSDB) – 1,5%,
Roberto Pessoa – 18,3%,
B/N – 6% e
NS/NR – 20,2%.
Terceiro quadro, sem a participação de candidato do PSDB:

Cid Gomes –50,2%,
Hilário Marques - 2,1%,
Renato Rosseno (PSOL)– 1,2%,
Roberto Pessoa – 18,4%,
B/N – 6,9% e
NS/NR – 21,2%.

Nas três situações, a pesquisa indica a vitória do governador do Estado no primeiro turno. Entretanto, Cid Gomes é o candidato com maior rejeição por parte dos eleitores entrevistados, com 21,3% que não votariam nele de jeito nenhum. Roberto Pessoa tem a menor rejeição, com um percentual de apenas 12,2%. Outro dado importante é o governador ser o mais conhecido dos candidatos, com 97,7% e o prefeito de Maracanau o menos conhecido – 72,5%.

Registro e controle
A pesquisa quantitativa, através de entrevistas pessoais, com aplicação de questionários estruturados e padronizados junto a uma amostra representativa da população pesquisada, foi realizada a pedido do O Estado e registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TER), sob o Protocolo Nº 4309/2010 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Protocolo Nº 2385/2010. Desenvolveu-se, no período de 16 a 19 de janeiro de 2010, a partir de um levantamento de dados por amostragem com adoção de um método probabilístico e com representação em nível do Estado do Ceará.

A amostra foi estabelecida tendo como referência o número de eleitores de cada município do Estado e a partir de uma estratificação, por Região Administrativa, ou seja, Metropolitana, Litoral Oeste, Sobral Ibiapaba, Sertão dos Inhamuns, Sertão Central, Baturité, Litoral Leste / Jaguaribe e Cariri / Centro Sul.

Tendo como referência o Anuário Estatístico do Ceará / 2008, são 184 municípios que compõem o Estado, agregando um conjunto de 5.645.315 eleitores (TSE-jul/2009). Nesse contexto, procedeu-se a uma escolha aleatória de 30% do número de municípios de cada uma das Regiões Administrativas, citadas anteriormente, perfazendo um total de 57 localidades. Dando continuidade, a definição do painel deu-se a partir da aplicação de um coeficiente de sistematização para selecionar os municípios a serem pesquisados, compondo-se dessa forma um conjunto de 2.479.117 eleitores, ou seja, 43,91% do total do Estado do Ceará.

Para a realização da pesquisa utilizou-se uma equipe de entrevistadores e supervisores devidamente treinada para o trabalho. As entrevistas foram individuais e domiciliares, feitas por meio de questionário estruturado, aplicando-se apenas um questionário por domicílio, respeitando as quotas pré-determinadas. Durante e após os trabalhos de campo, os questionários foram submetidos a uma fiscalização, com filtragem de 100% dos questionários e checagem de 20% para atestar a realização das entrevistas, a adequação dos entrevistados aos parâmetros amostrais e a fidedignidade dos dados apurados, garantindo-se, dessa forma, o grau de precisão dos estimadores, em função dos parâmetros previamente estabelecidos.

TAMANHO DA AMOSTRA

Considerando um erro de amostragem de 2,43% um nível de confiança de 95,00%, o que estabelece sob a curva normal um escore de 1,96 e, mais uma variância máxima de 50,00%, estima-se para o Estado do Ceará uma amostra de 1.620 questionários. Por fim, mantendo-se os mesmos parâmetros estabelecidos para a definição do painel amostral, ou seja, um nível de confiança de 95,00%; e uma variância máxima de 0,25, é possível fazer a projeção dos resultados da pesquisa para a Região Metropolitana de Fortaleza, com um erro de 3,76% e, para o Município de Fortaleza, adotando um erro de 4,15%.



--------------------------------------------------------------------------------

CONTAGEM REGRESSIVA PARA CARNAVAL 2010

Dr. NAIRON, UM ANO DE MUITA SAUDADE. . .


"O tempo não pára! Só a saudade é que faz as coisas pararem no tempo."
(Mario Quintana)

Parece que foi ontem, mas já faz um ano que não temos mais a alegria e a jovialidade do Dr. Nairo Guimarães entre nós. Mas conhecendo-o muito bem, tenho certeza, que onde ele estiver a alegria está presente. Por ele vamos nos reunir e rezar pelo primeiro ano de seu falecimento no próximo dia 08 de fevereiro, segunda-feira, às 18h30, na Catedral da Sé.

IPU E SEUS ARTISTAS


Ano de l940. Chega a Ipu o Padre Caubí Jardim Pontes, para prestar os seus serviços sacerdotais como coadjutor de Mons. Gonçalo de Oliveira Lima. O Padre coadjutor em pouco tempo tornou-se um membro da família ipuense, pelo seu carisma e sua capacidade de trabalho voltado para o social da Igreja. Fez campanha e em seguida construiu o CINE TEATRO MODERNO localizado na Rua Padre Corrêa ou “RUA DA ITÁLIA”, assim era conhecida, ali havia residido vários Italianos. O Cine Teatro Moderno serviu por muito tempo para reuniões, cinemas e encenações de Peças Teatrais. Mesmo porque aqui em Ipu já existia um “GRUPO TEATRAL”, formado por artistas da Terra. Certa vez a trupe ipuense encenava a Comédia de Paulo Magalhães o “Advogado em Apuros”, Wilson Lopes, Antonio Gomes, Gerardo Aires, Valderez Soares, Chico Lima e outros tantos eram os atores. Á aquela época ainda existia o “Ponto”. Uma pessoa ficava acompanhando a peça dando as deixas aos atores em cena que se apuravam na “Ribalta da Vida”. O melhor ou a melhor ponteira era a minha tia AURI COELHO, que não usava o túnel reservado para tal, ficava mesmo ao lado, nos bastidores apontando os finais de cada parte aos comediantes. Certa vez na apresentação da comédia que aqui citamos contracenavam Gerardo Aires e Wilson Lopes. Perderam-se na peça e não sabiam mesmo em qual parte se encontravam e então passaram a improvisar. Auri vendo aquele “show” de improvisações também perdeu a seqüência do drama, e às gargalhadas como ela gostava de fazer, pois era muito versátil, sempre tinha na ponta da língua uma palavra engraçada muitas das vezes levantando risos dos mais próximos. No clímax das improvisações a apelação. No roteiro existia uma parte que dizia “então a mercê é que é o vei rocha?” E com as repetidas vezes interpretadas de forma diferente e cômica por Wilson e Gerardo a platéia freneticamente delirava e aos aplausos consagravam os nossos atores. Auri também perdida sem encontrar a seqüência do ato se deleitava e continuava gargalhando fortemente a cada momento cômico encenado naquele instante. A platéia não percebia os truques da encenação. E assim se foi, Auri partiu neste l4 de julho de 2.000, Gerardo Aires contou-me e eu procurei deixar nas páginas da saudade a imagem de minha tia Auri, sempre alegre, cantando a vida entoando as doces notas musicais através de sua voz melodiosa e afinada a música do coração do amor da SAUDADE. Ipu, 28 de agosto de 2002. (Professor Chico Melo – Designer: Afrânio Soares).

PARTIDO DO PREFEITO SÁVIO PONTES (PMDB) MANTEM PRESIDENTE TEMER


O presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer (SP), foi reeleito presidente do PMDB por aclamação da executiva nacional neste sábado (6), durante a convenção do partido, em Brasília. Temer, que ocupa o cargo desde 2001, foi o candidato da chapa única inscrita para o pleito.
De acordo com o PMDB, 570 filiados tinham direito a voto na escolha do diretório nacional. No entanto, como alguns membros têm direito a mais de um, o máximo de votos no pleito poderia ser de 797 votos. No final, foram 591 votos sim, dois nulos e quatro em branco. O diretório, composto por 119 pessoas, escolheu 24 membros da executiva nacional. Foi a executiva que aclamou Temer como presidente.

VOCÊ ESCOLHE: PRÉ-ROUBO OU PÓS-ROUBO


“Uma pesquisa recente da consultoria europeia Bernstein Research colocou o minuto de celular no Brasil em segundo lugar entre os mais caros do mundo. O país só perde para a África do Sul e está à frente da Nigéria. O que o levantamento não revelou é que as tarifas são elevadas porque o governo brasileiro não abre mão de impostos e as operadoras não querem baixar o valor extra cobrado por minuto de seus clientes quando estes telefonam para um assinante da concorrente. Resultado: em média, o consumidor brasileiro paga R$ 0,45 por minuto, segundo a pesquisa, em chamadas locais para celulares da própria operadora. Esse valor passa de R$ 1 caso a chamada termine em um número da operadora móvel concorrente. ”

VEM BOMBA AI


Teerã. O presidente iraniano Mahmoud Ahmadinejad anunciou, ontem, que o país passará a ter enriquecimento de urânio a 20%, acima dos atuais 5%. O anúncio gerou uma reação imediata dos Estados Unidos, que pediram à comunidade internacional uma maior pressão sobre o governo de Teerã contra a ampliação do programa nuclear iraniano.
O anúncio de Ahmadinejad foi feito após ele ordenar ao Organismo da Energia Atômica o início do enriquecimento de urânio a 20%. Ele negou, no entanto, que a ordem signifique uma renúncia do Irã à negociação mantida com Estados Unidos e países europeus sobre o programa nuclear do país. O discurso do presidente foi transmitido pela emissora estatal iraniana de televisão.

MAIS UMA MISSÃO NO ESPAÇO


A Nasa (agência espacial americana) lançou na manhã desta segunda-feira (8) a nave espacial Endeavour à Estação Espacial Internacional. O objeto partiu da Flórida, Estados Unidos, quando ainda estava escuro na região do Centro Espacial Kennedy.
O ônibus espacial fará uma missão de 13 dias para instalar um módulo que ampliará o espaço de trabalho na ISS. A data inicial para lançamento era neste domingo (7), mas isso não foi possível devido às más condições climáticas.
O principal objetivo da missão da Endeavour é levar e instalar o Nódulo 3, também chamado de Tranquility, e a cúpula de observação, fabricados para a Nasa pelo grupo europeu Thales Alenia Space, de Turim (Itália).
Com a instalação do Tranquility – de 18 toneladas, 7 metros de largura e 4,5 de diâmetro - e da cúpula - de 1,9 tonelada, 1,5 metro de largura e 2,9 de diâmetro – a ISS ficará 90% completa, informou a Nasa.

A TERRA DA GAROA AGORA É TERRA DAS CHUVAS


A frequência e o volume de chuvas que começaram a atingir São Paulo no final de dezembro estão muito acima do normal para o período, segundo meteorologistas e especialistas em clima consultados pelo G1.
"É um janeiro para guardar na memória", resume o professor Augusto José Pereira Filho, do Departamento de Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (USP) e doutor em meteorologia pela Universidade de Oklahoma (EUA).

08/02 As chuvas em São Paulo desde o começo do ano estão realmente anormais?
09/02 Qual a influência do aquecimento global nas chuvas que atingem São Paulo?
10/02 É possível reverter as intervenções urbanas que provocam enchentes na capital?
11/02 A obra da Marginal Tietê agrava o problema das enchentes na cidade?
12/02 Há solução para o problema das enchentes em São Paulo?

Nesta segunda-feira (8), o G1 inicia uma série para discutir os problemas causados pelas chuvas em São Paulo. Confira ao lado o cronograma das reportagens.

Janeiro deste ano registrou a maior marca em volume de chuvas para o mês desde 1947, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) - foram 480,5 milímetros de chuva contra 481,4 mm há 63 anos. Além disso, só nos quatro primeiros dias de fevereiro choveu 60% da média histórica para o mês na capital.

O QUE É BOM NO IPU É COMPLICADO

É por isso que no Ipu as coisas ou funcionam precariamente, ou não funcionam de jeito nenhum.É por isso que os políticos que por aqui passaram, nunca tiveram coragem de mexer com o trânsito, de alterar os destinos do Shopchão( desculpem, é ShopShow) e dá até para entender. Será que a população se sente mal, vendo uma cidade mais organizada, com um trânsito organizado de verdade? Se por razão política, religiosa, sexual, biológica, espiritual, econômica ou financeira, alguém prega em alto e bom som, o desrespeito às leis, só porque essa pessoa entende que o capacete para uso obrigatório para motoqueiros, que a segurança da cidade reforçada com o programa do Governo do Estado do Ceará,( que a meu ver está situado no Nordeste do Brasil), o PRO-CIDADANIA, deve ser extinto e que a PM do Ipu deve ficar somente com 6 policiais para 40 mil habitantes. Aí meu amigo, ou estou doido eu, ou estão loucos todos os que pensam de modo diferente de meu jeito de pensar. Será que alguém se sente mal, ouvindo falar que o Pró-Cidadania , em parceria com Guarda Municipal e PM, tem colaborado e muito para a redução de acidentes de trânsito e tem sido de uma importância grande para o ShopShow, e dizer o quê agora no Carnaval? Será que alguém se sente mal, sabendo que a Defesa Civil do Estado do Ceará, tem um projeto(muito lento) de construir casas para aquelas pessoas que tiveram as suas derrubadas no inverno do ano passado? Será ainda meu amigo, que alguém se sente incomodado por terem sido aumentadas as vagas para o seguro-safra este ano no município do Ipu? Se existe alguém assim, ou essas pessoas são loucas ou mais uma vez digo:OU EU ESTOU DOIDO. Pois o Ipu está num impasse que nos deixa mais do que conscientes de que por aqui, se reclama por mudanças mas quando alguém tem a coragem de encarar o desafio, lá está um boneco qualquer contra aquilo que reivindicava ontem. É por isso que as pessoas responsáveis e de boa índole, juntamente com autoridades que prestam e querem o bem para a nossa cidade, têm que encarar as mudanças para melhor e passar por cima dos pessimistas e fofoqueiros, assim como um D-8 e não ligar se gostam ou não. O que é certo, tem que continuar. SAI DA FRENTE RAPAZ!

RESPEITO ÀS LEIS: TRÂNSITO

Ontem domingo, na missa das nove horas, que é transmitida concomitantemente pelas Rádios Catedral e Regional, o celebrante padre Nonato Timbó, foi aplaudido quando cobrou das autoridades a extinção do uso do capacete por motoqueiros na zona urbana. Ele disse(eu não ouvi a missa, mas fontes seguras me garantiram que foi assim) que deve ter o respeito aos 40 km na cidade mas o uso do capacete não condiz com as exigências do trânsito no Ipu, que deveria ter mais semáforos e tudo mais para moralizar o trânsito. Será que nós da Rádio Regional ainda deveremos ter moral e ânimo para continuar defendendo o respeito às leis do trânsito em toda a sua 'extensão'? Digo isso até como advertência e sabem por quê? Ora, enquanto os comunicadores da emissora levam horas e horas explicando e defendendo o uso do capacete, respeito ao limite de velocidade, apoio à Guarda Municipal, à PM e à PróCidadania e ao mesmo tempo valorizando as decisões corajosas do prefeito, no espaço reservado à missa dos domingos, lá vem o padre botar tudo que defendemos de água abaixo, pode isso acontecer? É por isso que pergunto se ainda vale a pena continuarmos com a nossa defesa da legalidade. Ou um ou outro discurso, pois os dois confundem e não ajudam em coisa alguma. Agora pergunto de novo: será que os pais de família, que sejam responsáveis, irão concordar que seus filhos andem por aí (habilitados, é claro), sem capacete e do jeito que bem quiserem? Será que o capacete não salvou muitas vidas, somente neste pequeno espaço de tempo de sua funcionalidade aqui no Ipu? Será que aquelas pessoas, vítimas de acidente de moto e que foram entrevistadas e aqui mesmo no FD declararam que o capacete lhes salvou a vida, estavam mentindo? Julgue você e aproveite para julgar também se vale a pena continuarmos defendendo essa campanha do uso do capacete todos os dias, se na missa de nove, o padre Nonato bota tudo por terra, sob o aplauso de um monte de carolas imbecís, puxa-sacos e que só vêem dois mm de distância da venta...com vocês a decisão!

 
123456 © 2009 Template feito por WWW.OVMNET.COM