terça-feira, 20 de abril de 2010

MUITA SAUDADE E BOAS LEMBRANÇAS! "FUMO CHEIROSO"


Nesta semana está completando um ano da passagem do meu pai, Antônio Tarcízio Aragão (o saudoso Boris), para sua verdadeira vida, ao lado de Deus. Em homenagem a ele, estaremos editando e publicando alguns de seus escritos aqui, em nosso blog Ipu em Crônicas e Versos. O material é composto, em sua maioria, por crônicas e causos sobre o Ipu e alguns de seus personagens peculiares. Mas, eventualmente, publicaremos também alguns versos do Borisão. Alguns desses escritos já foram publicados noutros ambientes virtuais (como no site da AFAI, por exemplo) e em periódicos da Terra de Iracema, como as séries "Casarões do Ipu" e "Causos do Ipu", as quais reproduziremos aqui neste blog com imenso prazer para que muitas outras pessoas tenham acesso ao que deixou escrito meu querido e amado pai. Com vocês, o primeiro e hilariante capítulo da série "Causos do Ipu":

FUMO CHEIROSO

Há muitas décadas, uma família de Santana do Acaraú(CE) veio de muda aqui para Ipu. Vicente Sabino, casado em segundas núpcias com Dª Nana, trazendo alguns filhos, entre os quais, José Maria Sabino que casou-se com minha tia Maria Clotilde (a saudosa tia Mariinha).
O Sr. Vicente Sabino, homem branco de olhos azuis, muito educado, de bons costumes e ao mesmo tempo cavaquista e gozador, parecia até com um descendente de europeus. Costumava usar uma boina de tecido, suspensórios e tamancos de madeira (na época era comum também para homens), além de adorar pitar um cachimbo.
Seu Vicente era comerciante e encadernador de livros. Em sua bodega vendia de tudo um pouco. Era chamado pelos mais íntimos de tio Vicente. Tinha um excelente "papo" que atraia fregueses e rendia-lhe grandes amizades aqui em Ipu. Sua bodega sempre tinha muita gente, a maioria para conversar e ouvir as estórias do velho.
Lá pelos idos anos quarenta, quando quase não existia variedade de produtos industrializados e quase tudo que se vendia era natural, manufaturado ou fabricado artesanalmente nos sítios e fazendas. Nossa região, principalmente a serra, produzia muito fumo e o seu beneficiamento era feito manualmente e em forma de grossas cordas, meladas com uma calda preta pegajosa, e eram enrodilhadas e embaladas dentro de malas de couro para não ressecar nem perder o aroma.
Tio Vicente, além de ser um especialista no produto, fazia um tradicional torrado de tabaco e o vendia em corrimboques feitos de pontas de chifres de boi, com uma tampa de casco de cabaça, com uma correia de couro para facilitar sua remoção. Era comum gente com um corrimboque no bolso, com torrado para inalar nagiragas que causavam estranha sensação, seguida de crise de espirros.
Naquela época, cigarro industrializado também não era muito comum. Usava-se muito o cigarro de fumo picado e enrolado em palha de milho ou papelina. Meu saudoso sogro, Antônio Carvalho Martins (Martinzão ou Bodão, como era conhecido), conservou essa tradição enquanto fumante e afirmava não existir sabor igual.
Na bodega do tio Vicente tinha algumas malas de fumo sob o balcão e quando o freguês procurava, ele arrastava a ponta da corda de dentro da mala para cima do balcão, onde tinha a vara de medir (régua de madeira própria) e o cortador, em forma de guilhotina.
Conhecia-se o fumo pelo cheiro. Cheiro mais ativo, fumo mais forte; cheiro mais moderado, fumo mais fraco. Mas, entre os extremos, existia uma grande variedade de fumos que só com um sensível faro e bom conhecimento se identificava.
Numa bela manhã de sábado, em plena feira, bodega cheia de gente - uns comprando, outros apenas conversando - um freguês de fumo pede ao tio Vicente:

- Seu Vicente, deixe eu espiá os fumo aí.

Tio Vicente puxa uma corda de fumo, o fregues pega, cheira...

- A mincê me mostre outro aí.

Tio Vicente puxa outra corda, mais outra, e o "cara" só cheirando. Já com o nariz todo melado de golda de fumo, o freguês pede mais uma corda pra experimentar e, quando cheira, solta um estrondoso peido. Meio sem jeito, ainda interpela o tio Vicente:

- A mincê num tem um fumo mais forte aí não?!

Tio Vicente, já p. da vida, responde taxativo:

- Fumo pra cagar eu não tenho não, seu peidão!!!

E já foi enrolando as cordas de fumo para guardá-las sob risos e gargalhadas da platéia presente.


Redação:
Antônio Tarcízio Aragão
(Boris)

Adaptação / Edição:
Ricardo Boris

SÁBADO IPU VERSUS TAUÁ NO PEREIRÃO


TRIO DE TAUÁ 3X2 IPU
ESQ PARA DIREITA
Francisco José. atleta de Tauá, José Claudio, Monga e Carlos Maciel. Trio de Quixeramobim.

9° INTER DE FUTEBOL MASTER 2010
JOGO: TAUÁ X IPU DATA: 17/04/2010
ESTÁDIO: GERALDÃO
LOCAL TAUÁ

No jogo de volta, a seleção de Ipu, se classifica com os guintes resultados:
a) vencendo por 1x0
b) vencendo por 2x1
c) vencendo pos dois gols de diferença

obs: a equipe de Tauá joga pelo empate para se classificar.

EUROPA TENTA RETOMAR TRÁFEGO AÉREO


No sexto dia de paralisações dos serviços aéreos na Europa devido às cinzas de um vulcão da geleira de Eyjafjallajoekull, na Islândia, começou na manhã desta terça-feira (20) a reabertura gradual do espaço aéreo do continente. Autoridades preveem que entre 40% e 50% dos aviões consigam decolar. O caos aéreo , porém, ainda está longe de terminar.
Países como Alemanha, Bélgica, França, Suíça e Itália estão retomando progressivamente o tráfego aéreo. Os principais aeroportos desses países operam parcialmente. Alguns voos já decolaram de Paris, Madri e Frankfurt
Na Bélgica, o porta-voz do aeroporto de Zaventem informou que o complexo funcionará com 50% de sua capacidade. O espaço aéreo deve reabrir também na Dinamarca. Aeroportos de Áustria, Estônia, Hungria e Turquia também abriram. Finlândia, Polônia e Noruega continuam com seus aeroportos fechados.

LEIA MAIS www.g1.com.br

MERCADO PÚBLICO

Aconteceu ontem, segunda feira, dia 19 de abril, na Câmara Municipal de Ipu,a partir de 19h30min. uma audiência pública para debater sobre o mercado público do Ipu, um assunto muito polêmico. Lá estiveram presentes comerciantes,vereadores, a imprensa e o povo em geral, curiosos para saberem no que dariam as explicações e exposições do arquiteto e do prefeito Sávio Pontes.Muita gente ainda está condenando a reforma do mercado, alegando ser um patrimônio e que não deve ser mudado. Ora, da arquitetura original, não resta mais coisa nenhuma. A parte externa já foi vendida há muito tempo e foi modificada, restando coisa nenhuma do que era. Outros, aquelas pessoas que trabalham lá, temem não poderem arcar com despesas de um financiamento para comprar o seu box. Falo por mim, dou minha opinião e não é porque é o atual prefeito, pois qualquer um que queira melhorar desde que haja a imprescibilidade, não tem esse negócio de patrimônio público. É para modernizar e respeitar aqueles que já trabalham lá, vamos fazer justiça, vamos ter o maior carinho por todos mas vamos modernizar nossa cidade; o Ipu não pode parar no tempo, para agradar a pessoas que nunca deram um risco para tentar parar a derrubada de árvores durante a administração anterior, nunca falaram um 'sim' quando destruíram a estátua original de Iracema e por que agora todo mundo é tão patriota e corajoso?

CÂMARA FERAL COMPLETA 50 ANOS


A Câmara dos Deputados comemora nesta terça-feira (20) o cinquentenário do Palácio do Congresso Nacional com uma série de atividades. Além do presidente da Câmara, Michel Temer, parlamentares e autoridades, foram convidados para uma sessão solene -que será realizada às 10h - dois mil pioneiros da construção de Brasília. A sessão lembrará a manhã de 21 de abril de 1960, quando houve a instalação dos Três Poderes na nova capital da República.
Em Brasília há 50 anos, Stuckerts fazem história
Antes, às 9h, Michel Temer, o ex-deputado Carlos Murilo e o ex-diretor-geral da Câmara, Luciano Brandão, plantam mudas de Baobá do Cerrado no Bosque dos Constituintes. A espécie foi escolhida por ser uma árvore de vida longa e de grande porte.

Após o plantio de mudas, Temer fará o lançamento do protótipo da calçada desenhada pelo artista plástico Athos Bulcão. A calçada funcionará como principal eixo de circulação no Bosque dos Constituintes, com 700 metros de extensão. A ideia é que a calçada seja construída até o ano de 2013, quando se pretende transformar o parque em um jardim tombado pelo patrimônio histórico e artístico.
..
Confira tambémBrasília faz 50 anos com problemas e corrupção
Em Brasília há 50 anos, Stuckerts fazem história
Veja fotos de Brasília..
Veja Relacionados: cinquenta anos de brasília, câmara, sessão solene
cinquenta anos de brasília câmara sessão solene .
comentários (-)
enquete
mural
espalhe por aíimprimir Link para esta página.Espalhe por aí: *Seu nome: .*Seu e-mail: .*Nome do seu amigo: .*E-mail do seu amigo: .

.

DILMA NA INTERNETA


O lançamento foi ontem (19)e contou com presenças da pré-candidata e blogueiros em evento organizado pelo comando de campanha.
O site da ex-ministra segue o formato de blog para evitar que a página seja considerada propaganda eleitoral.
No dia 11 de abril Dilma estreou a sua página no microblog Twitter. Nesta segunda-feira, ela registra 30 mil seguidores. Com a entrada da ex-ministra, os quatro principais pré-candidatos passaram a usar a ferramenta.

PESQUISA APONTA QUE CIGARRO DEIXA FUMANTE COM "QI" BAIXO


Médicos acreditam que a decisão de fumar está ligada a uma menor capacidade intelectual. Pesquisa publicada na Grã-Bretanha sugere que fumantes têm QI mais baixo do que não-fumantes.
Os pesquisadores constataram que os QIs mais baixos eram daqueles que fumavam mais cigarros por dia. Além dos danos à saúde já conhecidos, fumar afeta também o desempenho intelectual.
Um artigo publicado na revista britânica “Addiction”, uma das mais prestigiadas sobre tabagismo, dá destaque a outro fator de risco: segundo a pesquisa, jovens menos inteligentes estão mais propensos a começar a fumar.
Foram pesquisados 20 mil recrutas das Forças Armadas de Israel, com idade entre 18 e 21 anos. O QI deles estava dentro da faixa considerada normal, mas, enquanto os não-fumantes tinham QI médio de 101, o dos que fumavam era de 94.
Os pesquisadores constataram que os QIs mais baixos eram daqueles que fumavam mais cigarros por dia. Uma conclusão polêmica.
“Eu estudo normalmente como sempre estudei, tiro minhas notas boas na faculdade como sempre, fumando ou não fumando”, diz um universitário. “Não é uma atitude inteligente, mas também eu não me considero um burro por fumar”, acrescenta outro estudante.

VEM AI AUMENTO NA CONTA DE ENERGIA


A diretoria colegiada da Aneel aprovou ontem (19), em reunião pública, os índices do reajuste tarifário anual da Companhia Energética do Ceará (Coelce). Os novos valores entrarão em vigor na próxima quinta-feira (22). A distribuidora atende cerca de 2,75 milhões de unidades consumidoras em 184 municípios do Ceará. O efeito médio a ser percebido pelos consumidores cativos da Coelce será de um reajuste de 3,41%.

 
123456 © 2009 Template feito por WWW.OVMNET.COM