quarta-feira, 2 de setembro de 2009

IPU 169 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA


A Parte integrante das comemorações dos 169 anos de emancipação política de Ipu, realizou-se o I Festival Literário com a Feira de Negócios, no período de 21 a 23 de agosto de 2009, parceria da Prefeitura, SEBRAE, Secretaria das Cidades, Conselho de Desenvolvimento da Região da Ibiapaba – CONDERI, Associação dos Filhos e Amigos do Ipu – AFAI, Academia Ipuense de Letras, Ciências e Artes – AILCA. Aconteceram palestras, oficinas, seminários, recital, lançamento de livros e de CD, shows musicais, peças teatrais e “Concurso Literário Milton Dias”. Grandes nomes enriqueceram o festival, como Valeska Andrade das Edições Demócrito Rocha, Ana Miranda, Klévisson Viana, Gonçalo Ferreira da Silva, ipuense Presidente da Academia Brasileira da Literatura de Cordel, “ Verso de Boca” da UFC. Os grupos musicais “Murmurando”, “Cafuné do Mocambo”, “Choro Feliz” do Ipu, foram grandes atrações nas três noites de festas. O Projeto “Posso recitar?”

envolveu crianças e adolescentes da rede municipal de educação, Escolas Abdias Martins, Mundo Encantado, Moacir Timbó, Maria Eunice, Valdemira Coelho e Monsenhor Moraes, recepcionando os visitantes na Bica, onde, também, aconteceu “Entardecer com SaxTeto” de Ipu. “Pra ver a banda passar” reuniu, em cortejo, cinco bandas, das cidades de Poranga, São Benedito, Tianguá, Croatá e Ipu. Encerrando as apresentações, a peça “ Diálogo de Anhangá e Luzia Homem” de Maria da Conceição Viana, da Academia Ipuense de Letras, Ciências e Artes - AILCA, e “Iracema, filha de Arakén”, de Francisca Ferreira da Silva. Ipu mostrou sua tendência literária e cultural, o que motivou o I Festival Literário de Ipu. É a Administração Novo Tempo desenvolvendo vertentes culturais, para maior valorização do povo ipuense.

REFORMA ELEITORAL VEM AI. SERÁ?


As modificações na legislação eleitoral que poderão valer já para o pleito de 2010 foram aprovadas nesta quarta-feira (2) pelas comissões de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) e de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT), em reunião conjunta.A proposta deve ser votada em Plenário na próxima semana, já que a pauta está trancada pelo projeto de conversão 13/09, que libera recursos para os municípios. O líder do PSDB, Arthur Virgílio, salientou que há questões que precisam ser mais discutidas na reforma eleitoral, especialmente sobre a regulamentação da campanha na internet.
Para que as alterações na legislação eleitoral possam vigorar já nas eleições de 2010 precisam ser aprovadas e promulgadas pelo menos um ano antes do pleito; ou seja, até 3 de outubro deste ano.

IPU. O MELHOR LUGAR DO MUNDO!







RADIALISTA HÉLIO LOPES EM DESTAQUE

Encerrando o I Festival Literário de Ipu, duas peças teatrais foram encenadas: Diálogo de Anhangá e Luzia Homem, de Maria da Conceição Viana, da Academia Ipuense de Letras, Ciências e Artes, Iracema Filha de Araquém, de Francisca Ferreira da Silva. Anhangá, o espírito da floresta, no imaginário indígena é o defensor da flora e da fauna. O diálogo apresenta grande questionamento sobre o desrespeito ao meio, à destruição das matas e, conseqüente empobrecimento das fontes. Luzia Homem é símbolo do retirante ipuense. Mulher forte e corajosa enfrentou, heroicamente, a vida e a morte. Anhangá e Luzia voltam no tempo e encontram Ipu em festa, e se felicitam ao ver que a terra amada é bem administrada e a vida ressurge, aos poucos, embelezando a Ibiapaba e trazendo de volta a paz e a felicidade, no Novo Tempo.

CIRO PREFERE A PRESIDÊNCIA


O deputado federal Ciro Gomes (PSB-CE), a três semanas do fim do prazo dado por Lula para a transferência de domicílio eleitoral, voltou a afirmar que prefere disputar as eleições concorrendo à presidência da República.
Ciro adiantou que a mudança de domicilio eleitoral para São Paulo não está nos seus planos, mas que não ignora os objetivos da legenda e do grupo político a que pertence para decidir sua candidatura.
Se depender de Ciro Gomes, será candidato à presidência da República pela terceira vez, mas pondera: "Agora, eu faço a política em projetos, em grupo, no partido, e estão ouvindo minhas ponderações, mas eu não sou o dono da verdade". O prazo dito por Lula à Eduardo Campos, presidente do PSB, para definir o futuro da participação de Ciro nas eleições se encerra dia 20 de setembro.

GOVERNADOR SANCIONA LEI ANTIFUMO



“O governador Cid Gomes (PSB) sancionou a lei que dispõe sobre a proibição de consumo de produtos derivados do tabaco em recintos coletivos, mais conhecida como Lei Antifumo (Lei nº 14.436, de 25 de agosto de 2009), de autoria do deputado Dedé Teixeira. A sanção foi publicada no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira.
De acordo com a Lei, a expressão “recinto coletivo” inclui ambientes de trabalho, de estudo, de culto religioso, de lazer, bem como áreas comuns de condomínios, casas de espetáculos, teatros, cinemas, bares, lanchonetes, boates, restaurantes, praças de alimentação, museus, veículos públicos de transporte coletivo e táxis. Estão excluídos da determinação locais abertos ou ao ar livre.
Nos recintos coletivos é facultada a segregação de áreas para fumantes, desde que delimitadas por barreira física e equipadas com soluções técnicas que permitam a exaustão do ar da área de fumantes para o ambiente externo. Segundo a lei, os estabelecimentos que não cumprirem a Lei estarão sujeitos a pagamento de multa e interdição do estabelecimento.

Senado aprova divórcio feito pela internet


Acaba de ser aprovado na manhã desta quarta-feira (2), por unanimidade e em decisão terminativa, projeto da senadora Patrícia Saboya (PDT-CE) que muda o Código de Processo Civil para permitir que os pedidos de separação e divórcio possam ser realizados por meio eletrônico. De acordo com a relatora, senadora Serys Slhessarenko (PT-MT), a medida contribui para modernizar os procedimentos legais e facilitar o processo de separação. O projeto segue agora para a Câmara.

Pré-sal:"Não é possível que três ganhem de 24", desafia Cid


"O governador do Ceará, Cid Gomes (PSB), disse ontem que, a partir de agora, “inicia uma luta” pela mobilização de todos os chefes de Executivo do País, em prol da divisão igualitária dos royalties do pré-sal entre todos os estados brasileiros, e contra a postura dos governadores de São Paulo, José Serra (PSDB), Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB), e Espírito Santo, Paulo Hartung (PMDB). “Não faz sentido três governadores ficarem numa posição majoritária contra 24. Não é possível três ganharem de 24. Se esses 24 não se mobilizarem, se não houver pressão ao Congresso Nacional, isso acaba prevalecendo”, alertou Cid. A revolta do governador tem origem no último domingo, um dia antes do lançamento do marco-regulatório do pré-sal, quando Serra, Cabral e Hartung reuniram-se com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em Brasília, para pressionar pela manutenção da prioridade dos estados produtores de petróleo no recebimento dos royalties – decisão que Lula acabou jogando para os braços do Congresso Nacional, embora, antes, tivesse sinalizado que lançaria a proposta da distribuição equilibrada das riquezas entre os estados. Apesar do recuo do presidente, Cid afirmou que “compreende” a posição do aliado. “Acho que três governadores se mobilizaram e, diante de uma questão que envolve outros assuntos, o governo acabou lavando as mãos, já que não houve movimento contra”, opinou Cid, após ter sido questionado se a decisão de Lula teria sido tomada com base em interesses políticos e cautelas pré-eleitorais. O governador do Ceará disse que o trabalho de articulação também passará pela bancada cearense no Congresso, com quem ele pretende se reunir em breve. Em Brasília, parlamentares começaram a resmungar em voz alta, mas nenhuma medida concreta teria sido tomada até agora. Segundo o deputado federal Raimundo Gomes de Matos (PSDB), a expectativa é que, nesta quinta-feira, seja realizada uma reunião extraordinária da bancada nordestina da Câmara. Já o deputado Eunício Oliveira (PMDB) alertou que o primeiro desafio é evitar que nenhum parlamentar representante de um dos estados produtores vá parar na relatoria dos projetos do marco-regulatório. Reunião do PSB As declarações do governador Cid Gomes foram dadas ao O POVO na noite de ontem, após a primeira reunião que o governador comandou como presidente estadual do PSB. Ele não quis dar detalhes sobre o encontro, mas disse que cada membro da Executiva ficará responsável por fazer convites de adesão ao partido, com vistas a 2010. Apesar de ter confirmado que alguns nomes “ilustres” seão chamados, Cid não quis adiantar nenhum deles."

Italiano preso por pedofilia em Fortaleza


"Um italiano foi preso, em flagrante, em Fortaleza, acusado de pedofilia. Segundo testemunhas, o estrangeiro beijava e acariciava uma menina, de 10 anos, enquanto brincava com ela na piscina de uma barraca da Praia do Futuro.Um grupo de turistas percebeu o fato e acionou a polícia. Em depoimento, a esposa do estrangeiro disse que a criança é filha do casal e que tudo não passava de um carinho, comum entre pai e filha na Itália.Mesmo assim, o homem foi preso em uma das celas do 2º Distrito Policial, na Aldeota."

POR QUE INFELICIDADE?


Ontem falamos sobre felicidade, a maneira de alguém se tornar feliz, mas hoje em virtude de acontecimentos que nos deixam bastante chateados, vamos falar sobre a infelicidade, ou seja, como alguém se realiza quando vê o outro infeliz. Como pode alguém se considerar humano, se tudo que faz é promover a discórdia e tentar empurrar o irmão pelo caminho do sofrimento? Como pode alguém ser congnominado de humano, se longe está de pensar em promover o outro? Será que alguém que tenta enlamear o caminho do mais pobre, do mais humilde e do carente, se realiza ou se sente feliz, brincando com o sofrimento alheio? Aqui no Ipu tem essa gente, infelizmente. E tem mesmo, pois imaginem só: como o prefeito atual já está como tudo arrumadinho para que seja efetuado o pagamento do seguro-safra para os agricultores que perderam seus roçados e vai duplicar o número de agricultores para o mesmo seguro, já para 2010, indivíduos estão questionando na justiça tudo isso. Só porque o prefeito decretou estado de emergência por causa das fortes chuvas que danificaram residências e a Defesa Civil pôde comprovar tudo e vai ajudar essas pessoas, também isso está sendo questionado na justiça. Se assim é, digo eu, tem mesmo gente que se sente realizada com a infelicidade do outro. PODE?

 
123456 © 2009 Template feito por WWW.OVMNET.COM