sábado, 30 de janeiro de 2010

SEGUNDO O PROF. KLEBER TEIXEIRA, JÁ ERA. . .


A oposição política de Ipu (facção Padre Morais) está enfraquecida e descaracterizada. Torrim, o marido da ex-prefeita Corrinha e ainda virtual líder da oposição de Ipu, adota uma postura indiferente e desarticulada em relação ao seu grupo e ações políticas. Desacreditado devido a uma administração personalista e sem grandes feitos, Torrim se desgastou mais ainda com sua postura inconseqüente e irresponsável nas horas finais da eleição de 2008, quando divulgou pesquisas eleitorais apócrifas e encorajou os correligionários a fazerem apostas de última hora. O modus operant de Torrim e Corrinha, cercados de seguranças intimidadores e de má índole, individualista em relação as suas decisões políticas, os levaram a se tornarem políticos ultrapassados, derrotados e sem credibilidade em relação a uma grande parcela da pacata sociedade ipuense.
Observem os pontos que tornam Torrim um político enfraquecido e sem perspectivas na política Ipuense:

1) Perda da eleição da mesa diretora da Câmara Municipal de Ipu no dia 1º de Janeiro de 2009, quando o Vereador Fabio Borges - O fabuloso- votou no candidato situacionista Nilson Rufino;

2) Perda do apoio do Vereador Nonato Martins e do Vereador Manoel Palácios, ambos se encontram prestigiadíssimos junto ao Prefeito Sávio Pontes. Dessa forma, apenas os Vereadores Alberto Martins e Arlete Mauricéia são do seu grupo de apoio.

3) Ausência de uma Rádio de oposição – com a adesão de Nonato Martins ao grupo de Sávio Pontes o mesmo fechou os microfones de sua Rádio (Fm Cidade 106.3) para críticas oposicionistas.

4) Falta de apoio junto ao Governo do Estado. Com a virtual reeleição de Cid Gomes que tem ligação direta com Sávio Pontes, Torrim continuará sem espaço junto ao governo estadual.

5) Falta de objetividade. Torrim e Corrinha não esquecem a política de Pires Ferreira, e isso tira-os de foco em relação a possíveis articulações políticas em Ipu.

6) Coesão dos grupos políticos que colocaram Sávio Pontes no poder. Há uma Impossibilidade de ruptura da Família Carlos com Sávio Pontes, pois há um acordo forte entre Sávio e Marcelo Carlos até 2016. Nesse acordo, Marcelo Carlos e seus "manos" ganharam com Sávio um canal direto de comunicação com o Governador nas concessões das linhas de ônibus intermunicipais.
Após o exposto acima, há uma fio de esperança para o Pica Pau: trata-se do fato de nenhum Prefeito do Ipu ter conseguido ser reeleito. Mas tudo tem a sua primeira vez, e reeleição de prefeito é um fato muito recente pois até agora apenas três prefeitos no cargo tentaram reeleição : Simão Martins em 2000 ,Toinha em 2004 e Corrinha do Torrim em 2008.

Sávio Pontes deixa claro nas entrelinhas que Torrim/Corrinha é o(a) candidato(a) ideal para ser batido em 2012. Só “as cabeças pensantes” da oposição que não vêem isso. O Prefeito, dentro da sua política de agregação política, não faz o mínimo de esforço para se aproximar do casal Pica Pau, pois o quer estrategicamente na oposição.
A histórica Facção Morais de Ipu precisa de novas lideranças. Esse novo líder deve ter credibilidade, carisma e muito capital para enfrentar a máquina pública que mantém o atual gestor no poder.

EX PAÇO MUNICIPAL JÁ ABRIGOU DE TUDO


O prédio onde funcionou a Prefeitura Municipal de Ipu foi construído em 1877 pelo Governo Estadual, sob a direção de Antônio Francisco de Paula Quixadá. Funcionou em primeiro plano como Cadeia Pública, sua edificação consta de um terreno que serviu por muito tempo como a guarda da Polícia Militar, o andar superior foi aproveitado para as atividades da Câmara Municipal de Vereadores de Ipu, Conselho Municipal e Arquivo, no andar inferior era destinado aos presidiários e ao Corpo da Guarda Municipal e armamentos. Em 10 de novembro de 1939, sob a administração do Prefeito Municipal, Dr. Francisco das Chagas Pinto o prédio sofreu reformas na sua estrutura original, funcionando exclusivamente como Paço Municipal de Ipu, hoje um marco histórico da monarquia ipuense. O prédio está localizado na Praça Cel. José Liberalino, no Centro da Cidade. (Fonte: Livro “Histórias – Praças, prédios e casarões antigos de Ipu”, publicação do Professor Francisco Melo em 2009).

CID PODE MUDAR DE VICE


O páreo para escolha do futuro vice na chapa do governador Cid Gomes (PSB), em se tratando de terreiro petista, começa a sofrer baixas. Nessa lista, aparecem o secretário Joaquim Cartaxo (Cidades), o atual vice, Francisco Pinheiro, Waldemir Catanho, assessor municipal, e o secretário do Desenvolvimento Rural, Camilo Santana.

Pois é Camilo que vem a público assegurar não pensar no cargo, por entender ser necessário dar total liberdade para que Cid faça essa opção.

“É uma honra ser lembrado, mas eu gostaria mesmo é de ser deputado estadual”, avisa o secretário. Na política, dizem especialistas, às vezes o recuo é a melhor estratégia para se expandir os campos. ”

LULA DIZ QUE ESTA MUITO BEM


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva desembarcou na tarde deste sábado (30) na Base Área de Brasília depois de passar por uma bateria de exames no Instituto do Coração (Incor), em São Paulo.

O presidente teve uma crise de hipertensão na quarta-feira (27), no Recife. Lula e a primeira-dama, Marisa Letícia, chegaram de helicóptero no Palácio da Alvorada, onde devem passar o final de semana descansando. O presidente não falou com a imprensa e, segundo a assessoria, não há previsão de visitas nesta tarde.

Ao terminar o check-up, em São Paulo, por volta de 11h, Lula disse que ficou preocupado com o quadro de pressão alta que teve, mas afirmou que vai tentar manter a agenda de viagens.

EITA LOIRA SHOW



A ex-loira do Tchan, Sheila Mello, que já posou para a Playboy e Sexy, está de volta. Depois de arrasar corações na Fazenda da Record, ela está sendo aproveitada na grade de produções da emissora do Bispo Macedo.

DILMA COMEÇA SUBIR NAS PESQUISAS

situação eleitoral de Ciro Gomes (PSB) não é das mais favoráveis. A última pesquisa do Instituto Vox Populi mostra o crescimento da ministra da Casa Civil, Dilma Roussef (PT), à presidência da República e queda de Ciro e José Serra (PSDB), Governador de São Paulo, nas intenções de voto.

> Vice deve ser escolhido por Dilma, diz Jaques Wagner
> Candidatura de Itamar ao Senado é legítima, diz Aécio
> Palanque do PV no Rio não terá Serra, avisa Marina

Serra segue liderando a corrida presidencial com 34% das intenções de voto, seguido por Dilma, com 27%. A petista teve nove pontos a mais do que o registrado no último levantamento do instituto e Serra caiu cinco pontos. O deputado federal Ciro Gomes (PSB) somou 11%, seis pontos a menos do que na última pesquisa e a senadora Marina Silva (PV), ficou com 6%, dois a menos do que em dezembro, data da última pesquisa. Brancos e nulos ficaram em 10%, sendo que 12% não sabem ou não opinaram.

RAIO X DO SHOPINCHÃO


Não entendo o porquê das pessoas insistirem em rachar a feira entre Ipu e Varjota, como vemos noutros meios de informação de nossa cidade e até aqui, neste Livro de Visitas, como nas mensagens do conterrâneo Paulo Torquato. Acho mesmo que o Guto está certo quando afirma que as duas cidades devem ter a sua feira, cada qual com suas peculiaridades, estruturas, público e também com seus problemas.

Todavia, para não ser sectário e não me deixar levar pelo senso comum ou por qualquer ranço político-partidário (infelizmente no Ipu tudo descamba pra esse lado nefasto), bencomo para poder falar COM PROPRIEDADE sobre o assunto, resolvi conhecer in loco as duas feiras:

FEIRA EM VARJOTA

Na semana passada, visitei a feira de Varjota e o que vi passa longe de se comparar com o movimento do Ipu, não apenas no volume da feira, mas também nos quesitos estrutura, localização, segurança, etc. Por uma questão de ética, não vou aqui ressaltar os pontos negativos da feira na vizinha cidade, até porque, ao que me parece, há boa vontade em tentar acertar. Mas tomara que melhorem as condições daquela feira, pois da forma como vi, concorrências à parte, não há comparação com o que o Ipu oferece hoje, no Grêmio Ipuense.

Sem hipocrisia, tomara mesmo que o movimento da vizinha cidade evolua, pois temos que pensar no progresso de forma abrangente e não apenas restrito ao êxito de uma única cidade. A visão deve ser de toda a região sócio-econômica e geográfica na qual estão inseridas as cidades de Ipu, Varjota, Reriutaba, Pires Ferreira, Pacujá, Graça, Mucambo, Cariré e cidades serranas. Portanto, torço pelo sucesso também de Varjota, mas com um mínimo de condições de proporcionar dignidade aos feirantes e aos consumidores. O que ainda não é o caso, pelo menos no meu ponto de vista.

FEIRA EM IPU

Na noite de ontem (quinta, 28), foi a vez de visitar o NOVO “Shop Chão” no Alto dos Catorze, ou, como já estão falando, o “ALTO SHOP” ou “SHOP SHOW”.

Aspectos Gerais:

O que vi foi uma estrutura mais que apropriada para um evento daquela magnitude: um local enorme, murado, bem iluminado, com estrutura de banheiros, bares, restaurantes, barraca de comidas típicas, segurança e até um palco para show musicais. Ou seja, algo pelo menos mais parecido com um shopping mesmo: com direito a Praça de Alimentação e Show ao Vivo.

Segurança e Trânsito:

Chamou-me a atenção essa questão, pois havia policiais militares, guardas municipais e seguranças particulares tanto do lado de fora quanto do lado de dentro do clube. No estacionamento, guardas de trânsito organizavam os locais para ônibus, carros e motos estacionarem em locais apropriados.

A propósito, duas sugestões aos administradores da feira do Ipu neste quesito:

a) AMPLICAÇÃO DA ÁREA DE ESTACIONAMENTO: a área para estacionamento precisa ser ampliada URGENTEMENTE, pois, apesar do amplo espaço, ontem não havia mais vagas nas proximidades do Grêmio para estacionar, e diversos carros e ônibus já estavam sendo estacionandos nos pátios dos postos de combustíveis vizinhos (parecia um dia de grande festa no Grêmio Ipuense);

b) AMBULÂNCIA: a permanência de pelo menos uma ambulância do lado de fora do clube para eventuais emergências, pois, pelo menos na noite de ontem, vi apenas viaturas da Polícia Militar e Guarda Municipal.

Iluminação:

Parecia dia! Diversos refletores de grande potência voltados para todas as direções não deixaram a desejar em iluminação. De longe, com a umidade da noite, via-se apenas um grande clarão em direção ao Grêmio Ipuense, lembrando um estádio de futebol em noite de clássico, visto de longe. Nota dez para este quesito!

Entretenimento:

Música ao vivo - Por falar em festa, a feira do Ipu não deixa muito a desejar a eventos do tipo, pois enquanto o comércio é feito nas barracas, no palco do clube rola MÚSICA AO VIVO com artistas da terrinha. Ontem foi a vez do grupo Choro Feliz animar os feirantes e público em geral com belíssimos chorinhos. Contaram-me que na semana passada a feira foi animada pelo artista André Luiz.

Ponto de Encontro - Pelo jeito, está nascendo uma nova atração em Ipu. Se em Fortaleza tem-se a “Quinta do Carangueijo”, no Ipu está surgindo a “QUINTA DA FEIRA”, pois pude observar em minha “exploração” aos bares e restaurantes do local, diversas rodas de mesas com famílias e muitos amigos, tomando uma geladinha enquanto as mulheres faziam suas compras. Enquanto isso, diversas crianças faziam a festa, brincando nas amplas áreas, sobretudo no restaurante do clube, situado próximo ao portão de entrada. Saí dali com a sensação de que “a moda vai pegar” e as noites de quinta-feria não terão mais o marasmo de sempre.

Praça de Alimentação:

É uma atração à parte (principalmente para admiradores de um bom prato, como eu), a PRAÇA DE ALIMENTAÇÃO da feira de Ipu, tanto nos bares do grêmio, quanto nas barracas ao longo de toda a extensão do clube - margeando uma passarela de quase 300 metros - com grande variedades de comidas e bebidas (churrasco, cozidos, sanduíche, pipoca, panelada, vatapá, tapioca, etc).

Não nego, me aboletei num desses quiosques, juntamente com o resto da família e alguns amigos e, enquanto uns faziam compras, outros, como eu, degustavam um delicioso filé trinchado com uma “lorinha” bem gelada. Sei não... acho que vou virar freguês da “Quinta da Feira”!

Prosperidade:

Nova Vida ao Alto dos 14 - Não apenas dentro do Grêmio Ipuense, onde acontece a feira de Ipu, mas em todo o seu entorno, é notório o grande movimento nos comércios daquele bairro, principalmente ao longo da Boulevard Sebastião Carlos (avenida principal – saída para a serra). Sem dúvida alguma, o advento da feira no Alto dos Catorze alavancará sobremaneira o movimento do comércio no nosso bairro mais populoso!

Considerações Finais:

Por fim, apesar de não estarmos livres das mazelas inerentes a um grandioso movimento como o dessa feira em Ipu, reafirmo minha avaliação POSITIVA não apenas da mudança da feira para o Alto dos Catorze, desobstruindo o centro da cidade. Mas, principalmente, a mudança para um local mais que apropriado para um evento desse tamanho e que – não tenho dúvida – continuará crescendo.

Àqueles feirantes que, por razões diversas, resolveram mudar suas barracas para a feira de Varjota, desejo muito boa sorte e espero que a prefeita daquela cidade dê melhores condições para o efetivo crescimento daquela feira. Mas, tenho a impressão de que esses feirantes que deixaram a feira do Ipu perderam seus lugares para outros tantos que chegaram. Como diria minha avó: “Quem vai no vento, perde o assento!”.

Tenho a lamentar, contudo, que, infelizmente, alguns ipuenses procurem ver questões meramente partidárias nesse assunto, deixando os interesses do Ipu em segundo ou terceiro planos.

O QUE É BOM PRO IPU É BOM PRO IPUENSE QUE AMA O IPU! Portanto, fica a minha torcida de que, agora, com a efetiva organização do “Shop Chão”, “Alto Shop”, “Shop Show”, ou seja lá qual nome derem à NOVA FEIRA DO IPU, os pontos negativos de um evento desse, sobretudo nas áreas da segurança e saúde pública, sejam melhor observados e definitivamente minimizados ou, quem sabe, abolidos.

É o que penso PELO QUE VI e não pelo que ouvi.

Ricardo Aragão

 
123456 © 2009 Template feito por WWW.OVMNET.COM