domingo, 7 de março de 2010

HISTÓRIAS DE IPU

























Ipu-Nomes Exóticos de suas Ruas.

(Francisco Melo –Prof.)

Conhecemos e sabemos através da história, que Ipu e como em outras cidades as suas Ruas tiveram os seus primeiros nomes e por conta de ações políticas administrativas sofrem modificações que muitas das vezes se tornam interessantes.

Vejamos algumas na linda Grei dos Tabajaras.

Rua da Mangueira:

Possuía uma grande e frondosa Mangueira, ladeada por casinholas onde habitavam as “mulheres da vida” como eram chamadas as prostitutas daqueles tempos, para quem não se lembra é hoje a Rua Antonio Memória onde fica o Colégio Ipuense. A prática do amor livre era ali. Hoje, fica bem no centro da cidade, com amplas e bem construídas residências que orgulham nossa terra.

Ruas das Cajazeiras, hoje Rua Padre João de Castro. Fica situado no Bairro da Caída d’Água.

Rua do Papoco, hoje Rua Vereador Francisco das Chagas Farias, antes porem já foi cognominada de Av. da Municipalidade e Rua D. Pedro II.

Residiram nesta rua várias personalidades de antigamente do Ipu, como:

O Chico Lão, Joaquim Dias, Cícero Matarrato, Manu Balbino, D. Mundoca e D. Cecília Magalhães, Abdoral Timbó, Dr. Rocha Aguiar, Abdias Martins, Toinho Sapateiro, Sr. Francisco Martins de Pinho, Jorge Madeira, Chico Gabriel, Antonio Gomes, Cândido Estevão, Mestre Ângelo e mais outros e outros mais...

Joaquim Dias muito satírico apelidou a pobre rua de: RUA DO PERDOE por passar com muita freqüência os pedintes do Pão de cada Dia.

Este nome de Papoco conta alguns os historiadores que os seus moradores que antecederam aos acima citados eram muito briguentos e por qualquer nada ou quase nada do nada, era um PAPOCO de briga.

Rua da Goela, nome dado devido a sua toponímia ter a forma de um pássaro. è a nossa primeira rua, e que também já recebeu os nomes de: Rua Senador Catunda, e hoje Rua Cel. Pedro Aragão.

Os seus primeiros moradores foram: Gonçalo Soares de Oliveira, Neném Coelho, Osvaldo Araújo, Dona dos Anjos, Cel. Auton Aragão, Cel. Manoel Dias depois o Sr. Sebastião Nogueira Bandeira o “Seu Bastos” Doroteu de Paiva, D. Generosa.

O Sr. Lopes e D. Bibi, pais do cantor Wilson Lopes, Mirandolino Farias e sem medo de errar outros e mais outros.

Rua da Itália, nome recebido em face de haver residido nesta artéria alguns italianos e que fabricavam manualmente produtos como: Biscoito, Bolachas, Pães, e muitas Broas e Doces. O seu nome oficial é Rua Pe. Corrêa em homenagem ao primeiro Vigário Colado de Ipu que veio da Matriz de São Gonçalo da Serra dos Cocos fazer a cúria na Capela de São Sebastião de Ipu.Nesta rua funcionou por muito tempo o Cine Teatro Moderno construído pelo Pe. Cauby Jardim Pontes em 1943.

Av. Auton Aragão, uma honraria ao Cel. Auton; antes, porém a via era conhecida com Rua dos Canudos, nome influenciado pela passagem de Antonio Conselheiro no Ipu autor da Batalha de Canudos. Hoje o Bairro continua sendo chamado de Bairro dos Canudos.

Rua da Indústria, depois Rua Detrás, Rua Santos Dumont e hoje Rua Gonçalo Soares. Funcionou nesta rua uma beneficiadora de Arroz, Café e Milho de propriedade da família Soares. Uma Fundição de propriedade de Mirandolino Farias, que confeccionou as Grades e Portões do Cemitério depois Raimundo de Castro em seguida de José Leopoldo e por fim Valdemar Ferreira de Carvalho que se mudou para Praça da Estação hoje rua Major Antonio do Vale. Uma oficina que fabricava Engenhos e outros similares.

Rua onde nasceu este escriba numa casa humilde de n° 432.

Rua ou Beco do Caburé, hoje tem o nome de Rua. D. Maria Corrêa. Tinha esse nome porque o único morador da pequena rua era o Luiz Leopoldo carinhosamente conhecido por Luiz Caburé.

Na esquina com a Praça do Quadro da Igrejinha nasceu o primeiro Juiz Federal de Ipu, Antonio Carlos de Martins Mello o TATAIS.

Beco do Progresso, hoje Travessa Teodoreto Souto. É uma Travessa que atualmente está bem cuidada conhecida por todos como Calçadão da Escola Auton Aragão. Residiram neste Beco a “Velha Severo”, o “Diaçucar”, ambos exóticos da terra ipuense.

Rua do Curral.Recebeu este nome por ter sido construído o Matadouro nas suas proximidades. Hoje leva nome do Pe. João de Castro primeiro vigário nomeado oficialmente de Ipu está bem urbanizada e com elegantes residências.

Na sua continuação funcionou por muito tempo a “Vila Nova”, o cabaré da cidade nos anos 50/60, comandado por Sergina e Luiz Malaquias.

Existiram outros locais que o tempo ainda não destruiu, mas para os mais novos que não conheceram e talvez falar nem ouviram.

O “Quebra Bodega”, o “Buraco da Jia”, “Os Canos”, eram banhos ao longo do Riacho Ipuçaba. O Gato Preto, o Xemxém eram casas de diversão, locais onde se realizam as Matinés e muitos Sambas.

A “Maria Maga”, outro local de práticas do amor livre, ainda existe a casinha de D. Maria, fica na subida do Alto das Pedrinhas ainda hoje funcionando, comandada por sua filha Maria Hosana.

A Rua Cel. Felix tinha como primeiro nome Rua (05) Cinco de Julho.O motivo, desse 05 de julho é desconhecido pelos historiadores memorialistas do Ipu.É uma Rua que fica no centro da cidade toda em paralelepípedo (Arquivos de João Anastácio Martins).

O local onde hoje é o Mercado Público era chamado de Praça do Mercado Público e até hoje é conhecida como Praça do Mercado. O seu nome oficial é o nome do: Major Manoel Bezerra. (Eusébio de Sousa, Crônicas do Ipu – Revista Trimestral do Instituto do Ceará Pg. 157 – 1915.) Não sabemos, no entanto a quem se refere Eusébio de Sousa no tocante ao Major Manoel Bezerra.

Praça da Matriz. A Praça da Matriz aqui citada se refere à hoje Praça São Sebastião, Praça da Igrejinha ou simplesmente Quadro da Igrejinha. O seu nome primitivo foi Praça João Cordeiro, quando existiam apenas algumas poucas casas beirando o Riacho Ipuçaba, foi chamada assim por ser João Cordeiro um ourives e que para identificar a sua casa assim denominou a Praça. Ficou conhecida por algum tempo por Praça João Cordeiro, foi o mesmo Ourives que confeccionou as flechas de ouro que estão encravadas na imagem de São Sebastião na nossa Igreja Matriz (Igreja Nova) (Eusébio de Sousa, Revista Trimestral do Instituto do Ceará – Pg. 157 - 1915.).

VEREADOR FABULOSO SE RETIRA DE REUNIÃO E SE QUEIXA DO PROMOTOR DE IPU



















Pronunciamento do vereador Fábio Borges na tribuna da CMI (Câmara Municipal de Ipu), criticou o prefeito Sávio pontes e seu discurso no dia da audiência publica, em que disse que não tem culpa se os vereadores não lêem os projetos enviados pelo executivo municipal.
Disparou o vereador fabuloso: “na terça-feira tivemos uma reunião dos vereadores com o promotor de justiça e eu fui obrigado me retirar da reunião, pois, tentei usar da palavra por quatro vezes e em todas as oportunidades fui cortado pelo Sr. Promotor”. Então preferi me retirar e hoje estou explicando aos meus colegas vereadores. Disse o vereador. Com a palavra o representante do ministério publico em Ipu, Kennedy Carvalho.
Os detalhes no programa Fatos em Debate na Rádio Regional.

CONCEIÇÃO VIANA A 1ª VEREADORA DE IPU




















MARIA DA CONCEIÇÃO VIANA FEZ HISTÓRIA - Filha de Francisco de Assis Viana e Maria Ivone Aragão Viana, nascida em 8 de dezembro de 1936, Fortaleza/Ceará, cursou do 1º ao 5º ano primário na Escola Normal Rural, com a construção e funcionamento do Patronato Souza Carvalho, veio complementar seus estudos, 2 anos e 3 anos no normal, no dia 7 de dezembro de 1954, recebeu sua colação de grau como Professora Primária, ano seguinte, recebeu as melhores notas no concurso para professora em Fortaleza na Escola Normal Justiniano de Serpa. Em 1956, foi nomeada pelo Governo Paulo Sarasate para leionar na Escola Isolada de Abílio Martins. Transferiu-se para o Grupo Escolar de Ipu, lecionou por 5 anos na Escola Delmiro Gouveia, foi Vice-Diretora da Escola Auton Aragão onde foi Professora de História. Entrou na política em 1972, como a primeira mulher vereadora a ocupar cargo na Câmara Municipal de Ipu. Foi Secretária da Câmara Municipal no 1º Biênio de seu mandato tendo sido autora do primeiro Título de Cidadão Ipuense, fundadora do 1º Time de Futebol, onde foi campeão por várias vezes em competições inter-escolares, fundou a Academia Mirim de Letras Raquel de Queiroz, tendo como Acadêmicos Mirins os alunos da 7ª e 8ª séries da Escola Auton Aragão. Por vários anos promoveu shows artístico-culturais na Quadra do Grêmio Recreativo Ipuense, depois de 25 anos de trabalho, aposentou-se e dedicou-se na produção de peças teatrais no Auditório Nilo de Souza Carvalho (Patronato Souza Carvalho). No dia 14 de janeiro de 2006, foi eleita e empossada numa das cadeiras da Academia Ipuense de Letras, Ciências e Artes, recebeu vários diplomas de incentivo ao talento patrocinado pelo Banco Real, é portadora do diploma de Artes Cênicas, outorgada pelo Seminário de Teatro da UVA em 2004. (Fonte: Livro Reminiscência do meu Ipu – Francisco das Chagas Lira).

DONA DE POSTO É ASSASSINADA NA CIDADE DE VARJOTA

Uma mulher foi morta na porta de casa, na cidade de Varjota, no interior cearense.Segundo a polícia, dois homens em uma moto dispararam tiros contra a vítima que estava na calçada de casa. A polícia não sabe o motivo do crime. A mulher assassinada é dona de um posto de combustíveis.

VACINAÇÃO CONTRA GRIPE (A) COMEÇA AMANHÃ


Começa nesta segunda-feira (8) em todo o país a campanha de vacinação contra a Influenza A. Para o Ceará foram disponibilizadas 4 milhões e 300 mil doses da vacina. A expectativa da Secretaria de Saúde do Ceará é imunizar 47,32% da população total do Estado, que hoje é de 8.547.809 habitantes.
São 1.692 postos fixos no Ceará e 30 mil trabalhadores envolvidos na campanha, que segue até o dia 21 de maio (veja o calendário abaixo). De acordo com a Sesa, de abril do ano passado até hoje, foram confirmadas 7 mortes por conta doença, aqui no estado (três gestantes, duas crianças, um adulto e um idoso).

Contraindicações

Não podem ser vacinadas pessoas com reação aos componentes da vacina da gripe A, com infecções graves ou que tenham alergia à proteína do ovo

É BOM NÃO ESQUECER, QUE O ONUS DA PROVA CABE A QUEM ACUSA. PITOTE DIZ QUE HOUVE FALCATRUA EM CONCURSO PROMOVIDO PELA AFAI E AILCA






CONFUSÃO
ENTENDA O CASO
Concurso Cultural sobre Patrimônio Histórico de IPU

01/03/2010
PITOTE demonstra insatisfação com relação ao resultado dos classificados no primeiro concurso literário de Ipu patrocinados pela AFAI e AILCA. A informação que o deixou decepcionado é que houve favorecimentos (falcatruas) e a sua redação teria sido classificada em primeiro lugar, mas alguém teria rebaixada para quarto lugar.

2/03/2010
PROF. Valdemir Mourão responde ao Pitote. Mata a cobra, mostra o pau e espicha o couro: “A insatisfação do perdedor é natural e esperada em todo concurso. A sua não poderia ser diferente, embora não esperasse acusações levianas e inconsistentes. Vejamos: Não houve reclassificação nem rebaixamento, visto que só houve uma classificação e uma decisão tomada pela comissão julgadora que foi Chico Melo, Natália Viana e Valdemir Mourão. Como se pode ver, nem empate de votos poderia haver, porque não há empate em comissão composta de membros com número ímpar.”(...)

02/03/2010
PAULO ROCHA, Diretor Administrativo da AFAI – “Ao Diginíssimo Professor Valdemir Mourão, Presidente da AILCA e Vice- presidente da AFAI ... (Aplausos...animação) Onde assino?”

02/03/2010
GUTO PONTES, presidente da AFAI diz enfaticamente: “A AFAI enquanto promovente solidária junto com a AILCA do concurso, sente-se absolutamente segura da capacidade intelectual de julgamento e da honradez e integridade moral dos juízes: VALDEMIR MOURÃO, CHICO MELO E NATÁLIA VIANA.”


02/03/2010
RICARDO ARAGÃO sugere tema para a próxima redação da AILCA: A 3ª LEI DE NEWTON e acrescenta: “O que merece apreciação judicial, ao meu ver, é a insensatez e leviandade do reclamante em vislumbrar “FALCATRUA” por parte de três pessoas honradas de nossa sociedade”(...) Por fim parabeniza o Professor Valdemir Mourão, presidente da AILCA, pelo ROBUSTO e NECESSÁRIO esclarecimento sobre o Concurso Cultural promovido pela AFAI e AILCA em janeiro último.

02/03/2010
O poeta “AS” dá pinote e faz a seguinte poesia (trecho): “FALCATRUA... Lendo o post dei pinote / Diante tanta ousadia,/ A acusação do Pitote / Aguada com grosseria! / Muito miolo de pote / Me poupe..esta ninguém merecia!”

03/03/2010
Tontim diz:"Pisaste na bola", Pitote! (...) Redima-se, caro Pitote, para continuar morando nas lembranças saudosas e alegres de cada um de nós.(...)

05/03/2010
PITOTE dirigindo-se ao presidente da AFAI, acusa o prof. Francisco Melo (Chico Melo)... “A minha insatisfação surgiu quando o Professor Francisco Melo (Chico Melo) assegurou-me que houve manipulação do resultado, e que ele (Chico Melo) não havia participado do trabalho de correção.” (...)


05/03/2010
DEFESA DO PROF. CHICO MELO: “Senhor Pitote, em momento algum lhe disse quem era a comissão e nem tão pouco pensei em duvidar do resultado do Concurso, mas a cada vez que você se encontrava comigo repetia que tinha sido o vencedor e que ia atrás dos seus direitos.”

05/03/2010
CLAUDIO DE SOUSA enfatiza palavras de Tontim e tece detalhes do planejamento do concurso – “Como disse nosso confrade Tontim, "pisaste na bola" Pitote. Pois nós que fazemos parte da AFAI e AILCA, passamos várias semanas para: fazermos reuniões, planejamento, desenvolvimento de edital, ficha de inscrição, busca de patrocínio, preocupação para que ninguém envolvido com essas duas entidades (filiados e parentes) participasse do referido concurso, sempre preocupados com a sua lisura”

06/03/2010
Manda a lógica dizer que já, já teremos a “fala” do Pitote. Aguardemos pois...

300 VAGAS PARA ALUNOS DO PROJOVEM URBANO


O PROJOVEM Urbano é um Programa do Governo Federal e tem como finalidade elevar o grau de escolaridade visando ao desenvolvimento humano e ao exercício da cidadania, por meio da conclusão do ensino fundamental, de qualificação profissional, do desenvolvimento de experiências e de cidadania. O público alvo do programa são jovens com faixa etária de 18 a 29 anos de idade e que não concluíram o ensino fundamental.
Os alunos que participam do Projovem Urbano recebem uma bolsa no valor de R$ 100,00 por mês, sendo obrigatório o cumprimento da carga horária pelo aluno de no mínimo 75% e participação efetiva nos trabalhos escolares.
Ao integrar ensino fundamental, qualificação profissional e ação comunitária, o PROJOVEM Urbano busca oferecer oportunidade para que os jovens experimentem novas formas de interação, se apropriem de novos conhecimentos, reelaborem suas próprias experiências e sua visão de mundo, além de sua inserção profissional.
A s matrículas poderão ser realizadas a partir do dia 10 de março nas escolas:
E.E.F.M. AUTON ARAGÃO E E.E.F.M. MURILO ROCHA AGUIAR.
Documentação necessária para a realização da matrícula:
XEROX
-Carteira de identidade
-comprovante de residência
-Histórico Escolar (caso o aluno não tenha , fará um teste de proficiência no ato da matrícula para comprovar escolaridade)
Parceria: Prefeitura Municipal de Ipu
Um Novo Tempo

Bilhete premiado da Sena veio como troco em lotérica


Como até agora o vencedor não deu as caras, a Caixa Econômica Federal, entrou em contato com a lotérica

Um milionário por acaso. Assim pode ser chamado o apostador morador de Jundiaí que faturou R$ 18,1 milhões no sorteio do concurso 1.157 da Mega-Sena. O bilhete premiado foi dado como troco. Ninguém na cidade ainda sabe se o vencedor é um homem ou uma mulher.

De acordo com funcionários da lotérica Baronesa ? que ainda mantém em sua fachada o antigo nome Trevo Loterias ?, de onde saiu o bilhete com os tais 6 números da sorte, o jogo foi feito por lá mesmo e oferecido como troco, algo comum quando alguém vai até o local pagar as contas. O jogo era do tipo simples, que custa apenas R$ 2.

Como até agora o vencedor não deu as caras, a Caixa Econômica Federal, entrou em contato com a lotérica. A desconfiança na cidade é de que o vencedor nem tenha percebido que ganhou a bolada, pois levou o bilhete no lugar das tradicionais moedinhas. Mas o novo milionário pode ficar tranquilo. Ele ainda tem 87 dias para retirar o prêmio.

Justiça Eleitoral proíbe que qualquer candidato inaugure obra após 3 de julho


Candidatos nas eleições de 2010 estão proibidos, a partir de 3 de julho, de participar de inaugurações de obras públicas. Antes, a Justiça Eleitoral proibia apenas candidatos a presidente, governador e vice. O calendário eleitoral foi publicado hoje (5) pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O calendário também define que a propaganda eleitoral só pode ser feita a partir de 6 de julho.

Já os registros de candidatura devem ser feitos pelos candidatos até o dia 10 de julho. Antes, a Justiça Eleitoral concedia ao candidato 48 horas para o registro depois do encerramento do prazo dado aos partidos políticos. Este novo prazo passa a ser contado a partir da publicação da lista de candidatos pela Justiça Eleitoral.

Outra novidade é que os candidatos deverão apresentar certidões criminais no ato de registro de sua candidatura para as eleições de 2010. Além das certidões criminais emitidas pelas Justiças Estadual e Federal de 1º e 2º graus de seu Estado e do tribunal competente nos casos de foro especial, a nova regra exige certidões criminais emitidas pela Justiça Federal e pela Justiça do Distrito Federal de 1º e 2º graus.

2010 É MARCADO POR DESASTRES NATURAIS NA AMÉRICA


O registro de dois grandes e mortíferos terremotos no intervalo de menos de dois meses no início deste ano na América, enquanto tempestades de neve nos Estados Unidos e chuvas no Brasil e no Peru também causaram mortes, chamou a atenção para a concentração de desastres naturais de proporções históricas em menos de 60 dias.
O terremoto de 7 graus na escala Richter que devastou a capital haitiana no dia 12 de janeiro e causou um número estimado de mais de 200 mil mortes marcou o início de 2010 e foi seguido, 46 dias depois, pelo tremor de 8,5 graus na costa chilena, que causou um tsunami.

Os mortos pelos efeitos combinados do terremoto e das ondas gigantes em território chileno ainda não foram completamente contabilizados, mas o governo já identificou 452 corpos.

O terremoto do Haiti está sendo considerado a maior tragédia natural da história das Américas, enquanto o tremor chileno foi o mais forte em 50 anos no país. Mas é preciso conhecer um pouco a natureza dos terremotos para entender que 2010 não está apresentando uma atividade sísmica incomum em termos globais.

A média de terremotos no início deste ano não foge ao padrão histórico, segundo dados do Serviço Geológico dos EUA (USGS na sigla em inglês). Nos dois primeiros meses de 2009, cinco terremotos de magnitude igual ou superior ao do Haiti foram registrados, todos na Ásia ou em regiões do oceano, sem número significativo de vítimas.

A média é de um terremoto com 8 ou mais graus na escala Richter a cada ano, de acordo com o USGS. Em 2007, por exemplo, foram quatro os tremores acima de 8. A particularidade de 2010 não é a concentração dos terremotos, mas o fato de eles terem atingido áreas densamente povoadas.

A situação foi agravada por fatores que nada têm a ver com condições geológicas. O Haiti já era o país mais pobre das Américas antes do terremoto, e suas construções não tinham resistência a tremores. No caso do Chile, um dos países com melhor nível de vida na América Latina, a maior parte das mortes está sendo atribuída a falhas no alerta de tsunamis.

Além da pobreza, contribuiu para a tragédia haitiana o fato de que nem o governo nem a população tinham preparo para terremotos. O último tremor comparável no país aconteceu há mais de um século. Mas a ocorrência não era totalmente inesperada, porque a capital haitiana, Porto Príncipe, está ao lado de uma falha geológica.

Já o tremor do Chile aconteceu em uma região de atividade sísmica intensa, que em 1960 registrou o mais forte terremoto da história mundial, com 9,5 graus na escala Richter.

O fato de o país ter construções adaptadas aos tremores – e a circunstância de que o terremoto não foi tão próximo a uma cidade povoada como no Haiti – fizeram com que houvesse menos mortes no Chile.

O continente já estava abalado antes dos tremores. As chuvas no Brasil, que se intensificaram em dezembro, continuaram a fazer vítimas em janeiro. O primeiro dia do ano foi marcado pela contagem dos mortos em Angra dos Reis, principalmente devido a um deslizamento de terra na véspera do ano-novo. Mais de 50 pessoas morreram na cidade, e cerca de 80 no Estado do Rio de Janeiro nos dias finais de 2009 e nos primeiros de 2010. Em São Paulo, mais de 70 pessoas morreram desde dezembro.

Segundo medição do Inmet, (Instituto Nacional de Meteorologia), o primeiro mês de 2010 foi o janeiro mais chuvoso desde 1947, O instituto atribuiu a intensidade, em parte, ao fenômeno El Niño, um aquecimento das águas do Pacífico Sul que acontece de forma mais ou menos regular a cada sete anos.

Segundo especialistas, o mesmo El Niño explica as chuvas no Peru, que isolaram a cidade turística de Machu Picchu, e influencia até mesmo as nevascas registradas nos EUA, onde Washington e Nova York enfrentaram um dos invernos mais rigorosos em cem anos.

- Seus efeitos são sentidos das águas aquecidas do Pacífico no Peru, e quando vemos o aquecimento no leste do Pacífico, essa é a pista de que estamos no ciclo do El Niño, explica Don Grene, geólogo da Universidade Baylor, nos EUA.

Levando-se em conta as três últimas décadas, nem as chuvas nem a neve causaram tantas mortes quanto outros fenômenos semelhantes em um passado não muito distante nas Américas.

Nos meses finais de 1999, por exemplo, enchentes e deslizamentos mataram um número estimado entre 10 mil e 30 mil pessoas na Venezuela, enquanto mais de 400 morreram no México. E as nevascas deste ano na América do Norte foram responsáveis por menos de um terço das mais de 150 mortes registradas na grande tempestade de neve que atingiu a costa leste dos EUA entre 6 e 8 de janeiro de 1996.

Mas a dimensão inédita da catástrofe haitiana lançou uma sombra de tragédia sobre o início de 2010 no continente, sob a qual os outros desastres acabaram realçados. E os fatores humanos ajudaram tanto a realçar as catástrofes naturais – nos casos de falta de preparação – como para aliviá-las – o que se evidenciou na corrente de solidariedade que se seguiu a cada um dos eventos.

Mega-Sena acumula e prêmio pode chegar a R$ 30 milhões


Ninguém acertou as seis dezenas do concurso 1.159 da Mega-Sena sorteadas pela Caixa Econômica Federal (CEF), neste sábado (6). O sorteio foi realizado em São João Batista (SC), às 20h (horário de Brasília). De acordo com estimativa da Caixa, o prêmio para o próximo concurso será de 30 milhões .Confira os números sorteados: 05 – 06 – 34 – 46 – 53 – 55 .Segundo a CEF, 72 apostas acertaram cinco números e cada uma vai receber R$ 23.949,93. Outras 7.628 apostas acertaram quatro números e cada uma receberá R$ 322,94.

 
123456 © 2009 Template feito por WWW.OVMNET.COM