quinta-feira, 4 de junho de 2009

TRAGÉDIA DUROU QUATRO MINUTOS


Brasília. As mensagens automáticas recebidas pela sede da Air France, em Paris, indicam que a tragédia se desenhou em apenas quatro minutos. O primeiro sinal de um possível problema a bordo chegou às 23h10 (hora de Brasília) do domingo, dando conta do desligamento do piloto automático. As mensagens seguintes apontam uma sucessão de graves panes. O último alerta foi emitido às 23h14: ‘‘cabin vertical speed’’ (cabine em velocidade vertical, na tradução do inglês) — um ‘‘indício técnico’’ de que o avião caiu no Atlântico.
Ainda há dúvidas sobre o que teria provocado essa série de problemas. Em caso de percurso errático, o acionamento do controle automático pode ser danificado, retirando o comando da tripulação e levando a aeronave a desvios súbitos de trajetória, com ganho ou perda radical de altitude e aceleração superior à suportada pelo equipamento. ‘‘Até mesmo uma ruptura da carenagem em pleno vôo pode ter ocorrido’’, entende Jean Serrat, ex-comandante e integrante do Sindicato Nacional de Pilotos da França.

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