sexta-feira, 10 de julho de 2009

DIARRÉIAS MANDAM MUITAS PESSOAS PARA O HOSPITAL


Toda semana , quase todos os dias pessoas dão entradas na emegência da maternidade e hospital vítimas de diarréias. O que é?
Na prática, o paciente e o médico pensam em diarréia quando há um maior número de evacuações, acompanhado de fezes de consistência diminuída, disformes, pastosas ou líquidas.
Diarréia ocorre quando aumenta a proporção de água contida nas fezes, o que aumenta o peso fecal diário.
A urgência evacuatória, a incapacidade de segurar as fezes (incontinência) e múltiplas evacuações poderiam ser referidas erroneamente como diarréia, mas podem acontecer com consistência fecal normal.
O termo diarréia aguda refere-se ao início súbito e à duração menor que três semanas, a grande maioria resolvendo-se em menos de três a cinco dias.
Como se desenvolve? A maior parte das diarréias agudas é causada por vírus, bactérias ou parasitas. Há germes produtores de toxinas que alteram o funcionamento intestinal.
Mais que os micróbios, as toxinas diminuem a absorção de líquidos pelo intestino ou estimulam sua perda para a luz intestinal. De todo o modo, o resultado é a perda excessiva através das fezes, demonstrado por diarréia. Os germes causadores de diarréia costumam chegar ao ser humano através da boca, podendo estar contidos na água ou alimentos contaminados.
Fatores que podem nos tornar vítimas de diarréias agudas: beber ou ficar exposto à água não tratada, usar encanamentos furados, usar depósitos mal fechados ou sem limpeza regular,
tomar banho em rio, açude ou piscina contaminada, não limpar bem as mãos e os utensílios de mesa e fogão, ser negligente na higiene pessoal. Além da diarréia propriamente dita, é comum sentir-se: desconforto abdominal, cólica, plenitude (sensação de estufamento), excesso de flatos (gases), mal-estar generalizado, náusea e vômito. Menos freqüentemente, pode-se observar: sangue, pus ou muco nas fezes, além de febre. Diarréias com perdas de grandes quantidades de líquido, em pessoas debilitadas por outras doenças, em idosos ou em crianças, podem evoluir para desidratação. Nesses casos, pode-se notar: ressecamento de mucosas, saliva escassa e espessa, sede excessiva, cansaço e sonolência. Se não forem tratados apropriadamente, esses pacientes podem evoluir com piora progressiva e risco de vida.
Perguntas que você pode fazer ao seu médico
Quanto tempo vai levar para passar?
Outras pessoas da família podem ter também?
Como evito a desidratação?
Quando preciso procurar o médico ou o hospital por uma diarréia?
Preciso usar remédios ou vai passar sozinho?
Como posso evitar quadros semelhantes no futuro?
Diarréia e disenteria são a mesma coisa?

0 comentários:

 
123456 © 2009 Template feito por WWW.OVMNET.COM