terça-feira, 22 de setembro de 2009

MÃOS QUE CURAM


Em estudo realizado com camundongos, para tese de mestrado na Faculdade de Medicina da USP, o pesquisador Ricardo Monezi comprovou que a imposição (ou impostação) das mãos exerce forte influência no sistema imunológico. As células dos animais tratados com essa técnica apresentaram o dobro de potência para destruir tumores de diferentes níveis de agressividade. Além disso, todos os camundongos estavam tranquilos e relaxados no final do teste. Já naqueles que não tiveram o mesmo tratamento não se notou nenhuma alteração.
Hoje, pesquisador do Instituto de Medicina Comportamental da Unifesp, Ricardo Monezi realiza estudo semelhante com seres humanos para defender sua tese de doutorado. Ele já constatou que os pacientes tratados com imposição de mãos apresentam o mesmo relaxamento observado nos camundongos.
Monezi selecionou 60 camundongos machos da mesma ninhada e os dividiu em três grupos de 20 para realizar a pesquisa. ”A escolha de machos foi para eliminar o máximo de variáveis. Fêmeas têm ciclo menstrual com duração de 12 horas e a flutuação hormonal poderia dar falsos resultados”, explica o pesquisador. Os três grupos ficaram no mesmo tipo de ambiente - uma gaiola especial -, recebendo ração e água à vontade, durante quatro dias.

0 comentários:

 
123456 © 2009 Template feito por WWW.OVMNET.COM