segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

COMEÇA CONFERÊNCIA MUNDIAL A FAVOR DO NOSSO PLANETA

A megaestrutura montada no Bella Center, centro de eventos que recebe a partir de hoje cerca de 15 mil pessoas para a 15ª Conferência das Nações Unidas para Mudanças Climáticas (COP-15), representa o tamanho do desafio proposto para 193 nações que participam das discussões em Copenhague, na Dinamarca.

> MENOS EMISSÕES. espera-se obter compromissos de redução de emissões de gases causadores do efeito estufa até 2020, um passo importante no objetivo para 2050 de reduzir em 50% a emissão anual de dióxido de carbono (CO2). Os países industrializados são responsáveis pela atual situação, mas também deve ser levado em conta o futuro papel das economias emergentes, como Brasil, China e Índia, que hoje são fonte de metade das emissões.

> FINANCIAMENTO. Ta meta é angariar fundos para ajudar os países desenvolvidos a aplicarem um modelo econômico com menos emissões de CO2, além de medidas de adaptação às inevitáveis consequências das mudanças climáticas

> ASPECTO LEGAL. Apesar dos dois anos de reuniões, ainda não se chegou a nenhuma conclusão sobre o problema do status legal do futuro acordo. Os países em desenvolvimento querem que o Protocolo de Kyoto de 1997 seja estendido além de seu vencimento, em 2012. Entretanto, os Estados Unidos abandonaram este protocolo, em parte porque ele só é juridicamente vinculante para os países desenvolvidos, deixando de fora os emergentes e em desenvolvimento

> DESMATAMENTO. os países com vastas florestas tropicais pressionam por um acordo que os ajude financeiramente a preservar estes ``pulmões`` do planeta contra as emissões de CO2. No entanto, este projeto enfrenta problemas técnicos como, por exemplo, maneiras eficazes de medir a preservação e prevenir a corrupção e o desvio de dinheiro, garantindo que estes recursos sejam de fato empregados para ajudar os países em desenvolvimento.

0 comentários:

 
123456 © 2009 Template feito por WWW.OVMNET.COM