terça-feira, 23 de junho de 2009

Ceará melhora índice de alfabetição escolar


Cid Gomes divulgou nesta segunda-feira (22/06), os resultados de mais um ciclo do Sistema Permanente de Avaliação Básica do Ceará .O governador Cid Gomes divulgou nesta segunda-feira (22/06), no centro de Convenções do Ceará, os resultados de mais um ciclo do Sistema Permanente de Avaliação Básica do Ceará (Spaece), em sua vertente Spaece-Alfa, que envolveu 124 mil alunos do 2º ano do ensino fundamental de seis mil escolas públicas. Em um comparativo com o ano de 2007 o Estado evoluiu sua média de proficiência passando de 119 pontos para 128, em 2008. Isto significa que o perfil de proficiência saltou do estágio intermediário para o estágio suficiente em 81 municípios. O município com maior nível de proficiência foi Mocambo, na Região da Ibiapaba, com 229,2 pontos. “Essa vitória pode ser atribuída ao trabalho inciado no início da gestão com a implementação do Paic”, confirmou o governador. Na ocasião, Cid apresentou os resultados do Programa Alfabetização na Idade Certa (Paic) e entregou o Prêmio Escola Nota Dez 2008 a 148 instituições de ensino públicas. “Esse é um momento histórico para o Ceará. É um sonho que começa a se transformar em realidade”, definiu o governador.Segundo Cid Gomes, a Spaece-Alfa consiste em uma avaliação externa para identificar e analisar o desempenho dos alunos possibilitando a construção de um indicador de qualidade sobre a habilidade em leitura dos estudantes da rede pública. “Os resultados possibilitam a formulação de políticas públicas de incentivo e redistribuição de recursos financeiros para os municípios e escolas”, defendeu. Durante a solenidade, Cid Gomes e a secretária a Educação, Izolda Cela, assinaram o edital para a construção de Centros de Educação Infantil (CEI), no Interior do Estado. Mesmo sendo um compromisso dos municípios, o Governo vai custear um CEI para cada unidade construída pela prefeitura. Além disso, Cid reafirmou o compromisso de fornecer um veículo destinado para transporte escolar para cada automóvel pago pelo município para o mesmo fim.A avaliação Spaece-Alfa é constituída de uma prova escrita com foco na habilidade de leitura. Ela é aplicada no final do ano letivo para os alunos do 2º ano da rede pública e a partir dos resultados, é possível identificar o nível de proficiência em leitura de cada aluno. Essa proficiência está definida pela escala de desempenho do Sistema Nacional da Educação Básica (Saeb). No Spaece-Alfa, é constituída por cinco níveis: até 75 pontos – alunos não alfabetizados; de 75 a 100 – alfabetização incompleta; de 100 a 125 – intermediário, de 125 a 150 – suficiente, e acima de 150 pontos – desejável. A Secretaria da Educação definiu os limites de 100 e 150 pontos, com a pontuação correspondente, respectivamente, aos padrões de desempenho intermediário e desejável.Para facilitar a compreensão dos níveis de proficiência foi elaborado um indicador de Desempenho Escolar em Alfabetização: o IDE-Alfa, calculado a partir da média dos alunos e dos padrões de desempenho intermediário e desejável, ou seja, numa escala de 0 a 10 o valor igual ou maior a 5,0 correspondente ao padrão intermediário e o valor igual ou acima de 7,5 o padrão desejável para as escolas. No entanto, ainda há muito a fazer, considerando a existência de alunos não alfabetizados. Uma análise dos resultados aponta que 20% dos estudantes então nessa situação. Se somarmos os que se encontram no nível dom alfabetização incompleta, o resultado mostra que 36,2% dos alunos estão abaixo do nível mínimo esperado. No nível intermediário estão 17,3% e, nos níveis acima, 46,5% encontram-se na condição de leitor suficiente ou desejável para a série.Prêmio Escola Nota Dez Na entrega do Prêmio Escola Nota Dez 2008, com 148 escolas agraciadas, o governador confirmou empenho em trabalhar junto com as prefeituras para melhorar a educação no nível fundamental. Cid Gomes explicou que premiação é destinada às escolas públicas que tenha conseguido os melhores resultados de alfabetização tendo por base o Índice de Desempenho Escolar – Alfabetização (IDE-Alfa). Foram premiadas 148 unidades que atenderam as regras da premiação: ter pelo menos 20 alunos matriculados no 2º ano do ensino fundamental regular; ter obtido média de Índice de Desempenho Escolar situada no intervalo entre 8,5 e 10. “As escolas receberam a premiação em dinheiro no valor de R$ 2,5 mil por aluno matriculado. O pagamento será feito em duas parcelas. A primeira equivale a 75% do valor devido a escola enquanto que a segunda parte só será entregue após a vencedora desenvolver durante um ano ações de cooperação técnico-pedagógica com umas das 150 escolas que tenham obtido os menores resultados. Esse é um incentivo para melhorarmos ainda mais nossos índices. No total o Governo do Estado está repassando para as escolas um total de R$ 30 milhões de reais”, relatou Cid.

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