terça-feira, 2 de março de 2010

CUIDADO COM OS RAIOS


De 2000 a 2009, 1.321 pessoas morreram atingidas por raios no Brasil, segundo levantamento do Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). O estudo, inédito no país, aponta para a média de 132 mortes por ano.
Na quarta-feira (24), um raio que caiu em um terreno na cidade de São Joaquim do Monte (PE) provocou a morte de um agricultor. Outras duas pessoas ficaram feridas.
Do total de mortes registradas pelo Elat, 81% foram de homens e 19% de mulheres. “Os homens estão, em geral, mais expostos, praticam mais atividades ao ar livre do que as mulheres. As mulheres não atuam com tanta frequência na agricultura e construção civil, por exemplo. A mesma coisa acontece com relação à idade das vítimas. Há mais mortes na idade adulta, porque crianças e idosos ficam mais em casa, menos expostos”, diz ao G1 Osmar Pinto Junior, coordenador do Elat/Inpe. A probabilidade de ser atingido por um raio quando jovem ou adulto é o dobro da de uma criança ou idoso, segundo o Inpe.

0 comentários:

 
123456 © 2009 Template feito por WWW.OVMNET.COM