terça-feira, 16 de março de 2010

FILHA DE CHE GUEVARA VISTA CANINDÉ-CEARÁ


A médica Aleida Guevara conheceu e conversou com os moradores do Assentamento Transval
Canindé. Mesmo sendo uma tarde quente de um domingo bom para se balançar na rede após um banho frio sem se enxugar, porque o "sol tá quente demais", dezenas de homens, mulheres e crianças vestiram a melhor roupa para a visita ilustre ao Assentamento Vida Nova Transval, localizado no município de Canindé, nos sertões do Ceará. Símbolo de luta para movimentos camponeses de diversos países da América Latina, Aleida Guevara, ainda mais conhecida como "a filha do Che Guevara", incluiu o assentamento sertanejo na visita ao Estado, encerrada ontem. Médica como foi seu pai, Aleida teve a visita acompanhada por médicos filhos de assentados rurais do Brasil, todos formados em Cuba.
A bandeira de Cuba na mesa, um último ensaio para a pequena apresentação, e quando Aleida Gueivara March entrou na igrejinha de Santa Expedita, ainda em construção, mas que já serve para as reuniões da comunidade, agricultores e suas famílias já esperavam para ver a "filha do Che".
Ao contrário do que pudesse parecer, desde criança os assentados já sabiam quem foi Ernesto ´Che´ Guevara, um médico argentino que se notabilizou guerreiro militante e teria sido essencial para a realização da Revolução Cubana, que levou Fidel Castro ao poder em Cuba 51 anos atrás. "Che" virou mito e referência de luta para movimentos socialistas como Via Campesina e Movimento dos Sem Terra, no Brasil.

0 comentários:

 
123456 © 2009 Template feito por WWW.OVMNET.COM