sexta-feira, 11 de setembro de 2009

O PODER DA MENTE


Antes de 1955, para zapear os canais da televisão era preciso levantarda poltrona e trocar de emissora manualmente. Quando se criou ocontrole remoto, iniciou-se a segunda fase na história da TV. E aterceira etapa, da troca de canais por meio do pensamento, somenteimaginada em histórias em quadrinhos como X-Men, acaba de ganhar vida,graças a cientistas britânicos criadores de um chip que permite maisdo que zapear os canais. Com o poder da mente, será possível acender lâmpadas e atécontrolar o cursor na tela do computador.
O intuito dos pesquisadores foi, na realidade, mais nobre: ajudarpessoas com graves problemas de comunicação, como o Dr. StephenHawking ou o ator Christopher Reeve, entre outros exemplos citados poreles. Essa, no entanto, não é a primeira vez que cientistas pesquisam ecriam objetos movidos à força do pensamento. Ainda este ano, japonesesencontraram uma maneira de mover cadeiras-de-rodas com o poder damente – exatamente como faz o professor Xavier, líder dos X-Men.
O grande diferencial deste chip de 1,3 milímetro é a não necessidadedo uso de fios. Ele funciona de maneira simples: inserido nasuperfície do cérebro, captura a atividade elétrica das células nervosas e passa os sinais para outro receptor, no crânio do paciente. Segundo os pesquisadores, o cérebro se adapta rapidamente ao chip. Ações como trocar o canal de TV e mover o cursor na tela do computador terão a mesma dificuldade que mover um membro do seu próprio corpo.De acordo com os criadores do chip, os experimentos em laboratório têm sido promissores.

0 comentários:

 
123456 © 2009 Template feito por WWW.OVMNET.COM